Deputado Bacelar critica anistia a golpistas de 8 de janeiro e recorda de planos contra presidente da República: “Tentaram matar Lula”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado federal Bacelar (PV) criticou duramente o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, e reprovou a ideia de que parlamentares que votaram a favor da urgência da proposta devam ser punidos pelo governo. A declaração ao Classe Política aconteceu nesta terça-feira (14).
O parlamentar classificou a proposta como uma ameaça grave à democracia brasileira.

“A anistia que está sendo discutida é a anistia de quem tentou matar o presidente Lula, o vice-presidente da República e planejou o assassinato de um ministro. Isso não é pouca coisa”, afirmou Bacelar, referindo-se aos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Segundo o deputado, muitos dos parlamentares que assinaram ou votaram pela urgência do projeto podem ter sido enganados quanto à sua real extensão. “Esses colegas assinaram enganados, não sabiam da gravidade do projeto”, ponderou.

Bacelar também ironizou o uso de figuras simbólicas para minimizar os atos, como a chamada “velhinha do batom”, que se tornou meme após participar dos ataques. “Ela não é inocente. No mínimo, é uma inocente útil. Se a ação dela e de seus companheiros tivesse prosperado, poderíamos estar hoje sob uma ditadura militar.”

Bacelar reforçou à reportagem que não se trata de uma divergência política comum, mas de um ataque direto às instituições e à democracia: “Isso não é ofensiva política, é crime contra o Estado Democrático de Direito.”

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.