Aliado do prefeito Ednaldo Ribeiro recebeu, de forma irregular, quase R$ 200 mil da gestão municipal
A gestão do prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), em Cruz das Almas, no Recôncavo, enfrenta uma nova grave acusação de fraude, desta vez relacionada aos pagamentos feitos à locadora de veículos "João Paulo Conceição Moura" (LOCAR LOCADORA DE VEÍCULOS, TRANSPORTES, MÁQUINAS E SERVIÇOS LTDA) entre julho e agosto de 2023. O prefeito disputa à reeleição no pleito eleitoral do próximo domingo (6). Documentos revelam que a prefeitura pagou R$ 191.598,80 a uma empresa que, devido a débitos junto à Receita Federal, não poderia receber tais valores.
“Os pagamentos foram feitos por meio de fraude em certidão da Receita Federal”, sustenta a denúncia.
Devido à gravidade das acusações e à possível violação de normas federais, a Polícia Federal foi acionada para investigar a situação. Os recursos em questão envolvem áreas sensíveis como saúde, educação e assistência social, aumentando a urgência e a relevância da apuração. A empresa ainda possui contrato de locação de veículos com a prefeitura de Cruz das Almas
Os pagamentos mencionados foram realizados através da apresentação de certidões falsas, violando normas da Receita Federal. A empresa possuía uma Certidão Positiva, que a impedia de receber recursos públicos. Para firmar contrato de prestação de serviço com ente público qualquer empresa precisa possuir certidões negativas, que comprovem situação fiscal regular. No entanto, por ter débitos e não poder formalizar contratos com a gestão pública, "João Paulo Conceição Moura" utilizou a mesma certidão falsa (nº 3F647614D281326C) em processos de pagamento que vão de números 498 a 3237, sem que houvesse verificação e contestamento da gestão Ednaldo Ribeiro.
A empresa em questão é de propriedade de João Paulo, casado com a filha do vereador Roberto Ximba, aliado do prefeito Ednaldo. Luma Oliveira Caldas dos Santos, filha de Ximba, atua como secretária particular do prefeito. De acordo com a denúncia, a situação é ainda mais complicada, já que Malu Caldas dos Santos, outra filha do vereador e irmã de Luma, ocupa um cargo comissionado no controle interno da prefeitura, responsável pela conferência dos processos de pagamento.
Há suspeitas de que Roberto Ximba tenha sido sócio da empresa antes de assumir o cargo público. Segundo a denúncia, a revelação dessa rede de vínculos familiares e políticos levanta suspeitas sobre a integridade dos processos administrativos na prefeitura de Cruz das Almas.