O delegado da Polícia Federal (PF) Breno Diniz destacou nesta segunda-feira (6) a importância da fiscalização do porte de arma dentro das guardas municipais. Ele participou do Encontro das Guardas Civis Municipais da Bahia, promovido pelo deputado federal Capitão Alden (PL-BA), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Segundo Diniz, a Polícia Federal é responsável por conceder e fiscalizar o porte de armas das guardas, seguindo critérios específicos de adequação.
“As guardas municipais ganharam grande destaque nos últimos anos como instituição importante para garantir a segurança pública. A Polícia Federal é que fiscaliza e concede o porte de armas de acordo com determinadas condições, e é essa adequação que algumas guardas precisam para manter o porte”, explicou Breno Diniz.
O delegado ressaltou ainda que, na última década, as guardas municipais se consolidaram como força local especializada, atuando de forma setorizada e somando esforços às demais forças de segurança no combate à criminalidade.