Confira a coluna “Olho de Tandera”, por Jones Almeida

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Batata quente

Parou no colo do líder do governo na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto (PT), a batata quente da instalação do Conselho de Ética. Isso porque logo após a cobrança do presidente da Casa, o líder da oposição formalizou a indicação dos nomes para o colegiado e agora todas as atenções estão voltadas para a ala governista. A situação gera uma saia justa, uma vez que a demora em indicar integrantes e instalar a comissão acaba sendo interpretada como uma tentativa do governo de fazer o assunto indigesto morrer.

Emendas

Ainda é incerta a presença dos deputados da bancada de oposição no ato na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (13), quando o governador Jerônimo Rodrigues vai apresentar o Projeto de Lei que institui o Programa Bahia pela Paz. A queixa é uma só: o não pagamento de parte das emendas impositivas. Jerônimo chega ao 15º mês de gestão sem fazer valer o que prometeu assim que tomou posse em janeiro de 2023. 

Tropa animada

Aliados do prefeito Bruno Reis não esconderam a animação com o resultado da pesquisa AtlasIntel publicada pelo jornal A Tarde nesta terça-feira (12). O cenário apontado na pesquisa demonstra consolidação de Bruno na liderança e ainda com elevada aprovação - maior, inclusive, do que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do que o presidente Lula (PT) em Salvador. Eles dizem que a pesquisa anima ainda mais a tropa do prefeito, que mantém uma liderança para lá de confortável para Geraldo Júnior (MDB). 

Confusão

Geraldo, diga-se de passagem, tem passado por maus bocados. Aliados dele na capital estão insatisfeitos com a falta de jogo de cintura para montar os partidos, o que tem deixado candidatos a vereador atônitos. 

E por falar em Geraldo, na última sexta-feira, durante evento da secretária de Políticas Públicas para Mulheres, no Comércio, o governador revelou em tom de brincadeira que Geraldo Junior tem "chorados pelos cantos". Um petista raiz presente entortou a boca na hora da fala.

Sinal amarelo

Sobre a AtlasIntel, chamou a atenção a elevada desaprovação do governador Jerônimo Rodrigues em Salvador, chegando a uma taxa de 53%, contra apenas 34% de aprovação. Houve um aumento de sete pontos em relação à última pesquisa, em dezembro, o que acendeu o sinal de alerta no Palácio de Ondina. Um parlamentar lembrou que o ex-governador Rui Costa (PT), mesmo com ACM Neto com alta aprovação na capital, também tinha boa taxa entre os soteropolitanos. Jerônimo, por enquanto, não tem conseguido manter isso. 

Barulho

O deputado estadual Robinho vai mesmo assumir a liderança do União Brasil na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e deve fazer barulho. Aguerrido e sem papas na língua, o parlamentar é um dos principais críticos ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Nos corredores da ALBA, já dizem que Robinho anda com sangue no olho. 

Polêmica prorrogada

Um projeto do vereador Claudio Tinoco (União Brasil), aprovado pela Câmara Municipal, promete dar o que falar nos próximos dias. A indicação sugere ao governo a revogação da polêmica Portaria 190 do Governo do Estado que estimula os professores da rede a aprovarem os estudantes, mesmo aqueles que não frequentaram as aulas ou não obtiveram êxito em todas as disciplinas. A indicação foi apresentada em conjunto com os vereadores Teo Senna (PSDB) e Cris Correia (PSDB). Pelo visto, esse assunto ainda vai dar muita dor de cabeça ao governo.

Avante em Nova Redenção

O pré-candidato a vice-prefeito na majoritária em Nova Redenção, na Chapada Diamantina, Henrique Francisco de Souza Neto, o popular ‘Guzinho’, se filiou ao Avante em ato político realizado no último sábado (9) com a presença da deputada estadual Neusa Cadore (PT), dos partidos que formam o grupo político liderado pelo ex-prefeito Ivan Soares e pela atual prefeita Guilma. E o líder politico Ivan Soares, segundo correligionários, está rindo à toa. A causa disso é que ele se livrou de dois pesos-mortos e trouxe para seu grupo politico Guzinho. Isso quer dizer que, ‘o cabra’ continua sendo o maior político da história de Redenção, troca dois por duzentos e se livra da nota de três, que é falsa.

A coisa está feia em Palmeiras

Segundo comentários de moradores do município de Palmeiras, o desgaste do prefeito Ricardo Guimarães (PSD) é tão grande que quem ele apoiar para lhe suceder perde as eleições, quem se habilita receber este apoio? Recentemente, moradores do Vale do Capão publicaram imagens deles mesmos calçando ladeiras do vale, que dão acesso a pontos turísticos da região.

Eleição em Itaberaba começa pegar fogo

Em Itaberaba a eleição já começou e, em cada esquina, tem um candidato e candidato para todos os gostos. Tem da Polícia, tem de hospital, tem do Chiclete, tem do Direito. O difícil é saber quem primeiro vai encher uma Kombi de eleitores. O difícil é saber quem vai aceitar ser vice desses candidatos. Para não esquentar a cabeça tem uma solução, Davi dos Anjos e como vice doutor Gilmar. A conferir!

Fidalguia?

A deputada estadual Maria de Carmen (PT) dá cada vez mais sinais de que quer emplacar o seu filho André Fidalgo, superintendente da Agência de Fomento da Bahia (DESENBAHIA), como herdeiro eleitoral nas eleições de 2026. No último final de semana, a parlamentar petista circulou nas suas bases no Extremo - Sul ao lado do gestor.

Com forte curriculum acadêmico na área de gestão, planejamento e controle, André tem um perfil formal , extremamente executivo e técnico, o que já desperta dúvidas sobre sua capacidade de migrar para o ambiente parlamentar, sobretudo por que até lá, terá que passar pela sabatina eleitoral, a qual exige muito jogo de cintura.

Estratégia própria

O deputado federal Josias Gomes (PT), tem acelerado o passo para ampliação da sua base eleitoral no interior do estado. Para tanto, montou uma estratégia própria para o pleito de 2024. 

O petista da velha guarda tem optado em várias cidades por privilegiar suas próprias relações com as lideranças, independentemente da posição dos diretórios miunicipais da legenda petista. Na última semana, Josias participou de festividade ao lado do prefeito Valnicio Armede (PSD), que apoiou a candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, na disputa estadual de 2022.

Já é sabido por todos os petistas que o parlamentar também selou acordo eleitoral com o prefeito oposicionista de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo (UB). Como esse pecado não é exclusivo de Josias, a tendência é que o salve quem puder dos mandatários petistas, siga sem maiores censuras.

Por hoje é só! Obrigado pela leitura. Eu sou Jones Almeida e volto na próxima quarta-feira com a coluna Olho de Tandera! Ligado em tudo.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.