Um espaço totalmente revitalizado, voltado à promoção de lazer e prática de atividades físicas, que consolida importantes avanços na infraestrutura esportiva e educacional do município. A definição, trata-se do mais novo complexo poliesportivo de Camaçari, entregue à comunidade neste sábado (26).
Localizado no Centro Social Urbano (CSU) do Gravatá, na Avenida Vereador Pedro Ribeiro de Freitas, o equipamento é fruto do trabalho integrado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Camaçari.
Durante o ato de entrega do equipamento, o prefeito Luiz Caetano enfatizou a relevância da obra para a comunidade.
“É um espaço fundamental para Camaçari, pois representa o nosso maior compromisso, que é cuidar das pessoas, e esse cuidado também passa pelo investimento no esporte. Nós acreditamos que o esporte transforma vidas e que equipamentos, como esse que entregamos hoje, viabilizam mais oportunidades para nossos jovens”, comemorou o gestor municipal.
O ato de entrega contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Com área total de 7.987,00 metros quadrados a obra recebeu investimento de R$ 4,4 milhões, destinados à construção de uma quadra de areia, campo society, arena de lutas, quadra poliesportiva coberta, vestiários, quiosques, pergolados e guarita, além de uma pista de caminhada.
No espaço, serão ministradas aulas de jiu-jitsu, zumba, futebol, futsal, vôlei, futevôlei e informática, alçando munícipes de diversos bairros da cidade, conforme explicou Fernanda Bispo de Freitas, coordenadora do CSU.
“Ver a revitalização desse equipamento tão importante para o esporte e educação na nossa cidade é um sonho que se tornou realidade. Aqui, recebemos pessoas de diversas partes da cidade. É um ambiente que permite inclusão, saúde, lazer e, porque não dizer, revelações. Tenho certeza que vamos ver, futuramente, muitos frutos saírem desse espaço”, celebrou.
O complexo poliesportivo está com vagas abertas. “Tem oportunidades ainda. Basta vir aqui no CSU para fazer a matrícula e adquirir mais informações”, reforçou a coordenadora. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Entre os usuários, o sentimento é de gratidão. Conforme ressaltou Laura Lopes, 25 anos, mãe da pequena Emilly Sophia, de 7 anos, o espaço necessitava de uma reforma, tendo em vista que, por vezes, sobretudo nos períodos de chuva, os atletas precisavam interromper os treinos.
“Estou muito feliz em ver esse espaço tão lindo. Era triste quando via não só minha filha, mas outros meninos e meninas irem embora por conta da chuva. Aqui, existia muitas goteiras, quando tinha fortes chuvas os alunos precisavam sair. Era frustrante. Agora, com o CSU reformado, Sophia e os amigos irão praticar jiu-jitsu com mais tranquilidade e segurança”, afirmou a jovem, moradora do bairro Ficam.
Entre as amigas Maria Cecília, 11 anos, Isabelly Costa, 12 anos, e Luiza Sousa, 11 anos, que também praticam jiu-jitsu no CSU, a aprovação do novo espaço é unânime.
“Ficou muito lindo. Fiquei até emocionada quando entrei aqui”, comentou Isabelly Costa, moradora do bairro Gravatá. Maria Cecília complementou a fala da amiga ao rememorar o antigo espaço. “Eu venho para cá desde pequena, minha mãe me trazia aqui, quando ainda era uma pracinha. Poder contemplar essa belezura que ficou é muito gratificante. Já estou pensando nos próximos esportes que poderei fazer aqui. Futebol e vôlei estão na lista”, celebrou a adolescente, também residente da localidade.
Luiza Sousa revelou o desejo de, além do jiu-jitsu, investir no futebol. “Vendo isso aqui tudo arrumado, já surgiu o desejo de fazer futebol. Não vamos mais precisar parar os treinos e sair correndo quando vem a chuva”, brincou a menina, moradora do Triângulo.
Acompanhando o neto Davi Luís, 13 anos, a aposentada Neide Oliveira, 58 anos, trouxe o relato mais afetivo sobre o equipamento. Praticamente vizinha ao CSU, ela relembrou como tudo começou.
“Isso aqui tem história, tem luta. Esse centro tem mais de 40 anos e desde que foi inaugurado nunca tinha tido uma reforma. Hoje meu neto treina aqui, mas eu já fiz vários cursos profissionalizantes nesse espaço, que tem um valor enorme. É reconfortante presenciar esse momento, saber que, enfim, foi entregue à população a dignidade de um ambiente confortável e seguro, principalmente para nossas crianças e jovens”, avaliou.