A partir desta quinta-feira (15), os motoristas que trafegam pelas rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528, na Bahia, não precisarão mais pagar pedágio. A suspensão da cobrança ocorre com o fim do contrato da concessionária ViaBahia, que encerrou oficialmente sua atuação às 23h59 da quarta-feira (14), após 15 anos de concessão.
Com a saída da empresa, a responsabilidade pela administração dos trechos federais e estaduais passa a ser do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A autarquia federal assume, em caráter emergencial, a operação, conservação e manutenção das vias, com promessa de restaurar o pavimento e a sinalização nos pontos mais críticos.
O fim do contrato da ViaBahia é resultado de uma série de críticas e processos por descumprimento de obrigações contratuais, como atrasos em obras e problemas estruturais. O Governo Federal já indicou que um novo leilão será realizado para conceder novamente os trechos à iniciativa privada, mas ainda não há data definida para a nova licitação.
Enquanto isso, o DNIT garantiu que não haverá interrupção nos serviços essenciais e que equipes já estão mobilizadas para garantir a segurança e trafegabilidade nas rodovias.