O prefeito de Salvador, Bruno Reis, comentou sobre o apoio do União Brasil à candidatura de Hugo Motta (Republicanos) à presidência da Câmara Federal. A decisão da sigla, liderada pelo ex-prefeito ACM Neto, levou à desistência do deputado Elmar Nascimento, que se articulava para suceder o atual presidente Arthur Lira (PP-AL). A declaração de Bruno Reis aconteceu durante a entrega da requalificação da escola municipal Julieta Viana, na avenida Barros Reis, nesta quinta-feira, 31.
Ele destacou a importância do cenário político atual, ressaltando que o candidato do Republicanos, um partido aliado do União Brasil na Bahia, conquistou apoios significativos, como do PL e do PT.
“Conseguiu unir o que muitos imaginavam que fosse impossível, o PL e o PT, e ainda o apoio do MDB. Aí naturalmente, diante desse cenário, consolidou a eleição”, afirmou o prefeito.
Ele reconheceu que a decisão sobre a candidatura e os apoios é principalmente dos deputados, lembrando sua experiência como deputado estadual, antes de se tornar vice-prefeito, na gestão ACM Neto, em 2016. A articulação envolve a distribuição dos cargos nas Comissões, como a de Constituição e Justiça, e composição da Mesa Diretora.
“Os deputados não querem ficar de fora do processo de participação dos espaços, em especial na mesa”, explicou.
A posição do União Brasil indica uma estratégia para posicionar a sigla no campo das decisões mais importantes do cenário político nacional. Com a consolidação da candidatura de Hugo Motta, Bruno Reis revelou que o União Brasil deve se concentrar nas posições que devem ocupar.
“O que está, nesse momento, restando à União Brasil é negociar e fazer uma composição”, indicou.