O deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA) afirmou nesta quinta-feira (25), em entrevista, que a disputa eleitoral de 2026 na Bahia estará diretamente condicionada ao desempenho do governo federal e à imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, segundo ele, já não tem mais o mesmo prestígio que possuía há quatro anos.
A análise do deputado foi feita durante evento na Assembleia Legislativa da Bahia, ao comentar a declaração do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), de que a oposição terá mais facilidade em vencer o governo estadual em 2026 do que teve em 2022.
“Na eleição passada nós tínhamos o presidente Lula muito mais forte. O governador Rui Costa muito bem avaliado. Nós fazemos oposição, mas temos que reconhecer: Rui foi um bom governador e chegou ao final do seu mandato muito bem avaliado”, afirmou Arthur Maia.
O parlamentar comparou o cenário político-eleitoral de 2022 com o contexto atual, sugerindo um enfraquecimento das lideranças petistas.
“Veja quem era Lula quatro anos atrás, veja quem é Lula hoje. Veja a avaliação que Rui Costa tinha e a avaliação que Jerônimo tem. É essa questão que tem que ser colocada. O resto fica para avaliação dos baianos”, concluiu.