A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta última terça-feira (09), o Projeto de Lei nº 25.617/2024, de autoria do deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), que declara a "Cultura Gospel e Cristã" como patrimônio cultural imaterial do Estado. A proposta agora segue para a sanção do governador.
O texto aprovado valoriza manifestações artísticas, tradições e práticas culturais da comunidade gospel e cristã, destacando sua relevância para a identidade e diversidade cultural baiana.
Para o autor do projeto, o reconhecimento da cultura gospel como patrimônio cultural é um passo significativo na valorização e formação da identidade baiana. "Seja na música, na arte e em ações sociais, essa cultura promove valores como solidariedade e amor ao próximo, além de movimentar a economia criativa. A música gospel é um exemplo disso, um fenômeno cultural que tem impacto local e até internacional, com artistas reconhecidos, que fortalecem o cenário musical brasileiro", explica Jurailton.
Com a sanção, o Poder Público deverá atuar em conjunto com entidades representativas da comunidade gospel e cristã, para preservar, promover e difundir esse legado. "Nosso objetivo é garantir que as futuras gerações compreendam e valorizem esses movimentos", completou o parlamentar.