O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta segunda-feira (5) que a assinatura local do acordo para a construção da ponte Salvador-Itaparica já foi concluída e que a continuidade do projeto agora depende exclusivamente do aval do presidente chinês, Xi Jinping. A declaração foi dada durante a entrega de veículos de saúde em Salvador, em meio à expectativa pela confirmação da agenda presidencial na China, marcada para os dias 12 e 13 de maio.
“Já assinamos o termo de acordo. O consórcio responsável também. Agora, estamos aguardando o parecer do presidente Xi Jinping, já que lá a empresa é pública e depende dessa formalidade. É o estilo do governo chinês”, explicou o governador, ao mencionar o rito institucional necessário para o avanço do projeto.
Jerônimo também confirmou que foi convidado a integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na viagem à China. Caso haja sinal verde de Pequim, o governador pretende testemunhar a assinatura do acordo bilateral e ainda participar de uma série de agendas estratégicas com empresas como BYD e Sinoma, além de encontros voltados à área da saúde e captação de novos investimentos para o estado.
“Vamos aproveitar a oportunidade para apresentar propostas, atrair empresas e fortalecer nossa relação comercial com a China. A ponte é só o começo”, pontuou o petista.