Unibairros vai ? Colombia estudar tecnologia de transporte de Bogotá

A União dos bairros de Salvador (UNIBAIRROS) irá promover, no final do mês de abril, uma visita técnica a Bogotá, na Colômbia. O objetivo da viagem é conhecer as experiências desenvolvidas em Bogotá e estudar de que forma os avanços registrados lá podem oferecer alternativas viáveis para melhorar o trânsito e a qualidade de vida da população de Salvador. A comitiva será formada por especialistas e representantes de entidades ligadas ao setor de transportes.

O presidente da UNIBAIRROS, Joceval Tiburcio, acredita que Salvador precisa conhecer as experiências que deram certo em outras metrópoles e trazer novas ideias para desenvolver a capital baiana. ?Bogotá é uma cidade maior que Salvador, com cerca de oito milhões de habitantes, mas tinha problemas bem parecidos com os da gente. Eles conseguiram revolucionar o transporte público de lá e nós vamos buscar esse conhecimento para apresentar projetos para Salvador?, comentou Joceval.

O ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, irá acompanhar a comitiva da UNIBAIRROS e vai apresentar o TransMilenio, sistema de transporte público de Bogotá, que é mundialmente reconhecido como o mais eficiente sistema de transporte de massas da América Latina. Enrique Peñalosa foi prefeito de Bogotá, na Colômbia, entre os anos de 1998 e 2001, e atualmente é palestrante e consultor em estratégias de desenvolvimento urbano, tendo desenvolvido trabalhos nas principais cidades do mundo

Peñalosa acredita que uma cidade deve ser pensada de um modo totalmente diferentes do que vemos hoje nas grandes metrópoles. Para ele, as cidades deveriam possuir mais espaços verdes, que serviriam como locais de integração para as pessoas de diferentes classes sociais. Ele ainda questiona a soberania dos carros nas grandes cidades e propõe modelos de transportes baseados na integração dos diversos meios, tais como ônibus, metrô, bicicletas, entre outros. No entanto, para que as pessoas deixem seus carros em casa e utilizem esses meios alternativos, os ônibus, metrôs, etc, é preciso ter uma alta qualidade para que tenha condições de atender ? população.

Após a viagem, a UNIBAIRROS, em parceria com os especialistas e as entidades que participarão da visita técnica, realizarão debates com a população para que possam ser apresentadas propostas concretas para indicar caminhos melhores para o desenvolvimento da nossa cidade. ?Salvador se desenvolveu historicamente dando prioridade aos carros, não foram pensadas estratégias para transportar a maioria da população que precisa do ônibus diariamente. O povo cansou de sofrer com o transporte ineficiente da cidade, e por isso vamos procurar novos caminhos para continuar crescendo?, acrescentou Wilson Costa, vice presidente da UNIBAIRROS.

Compartilhe