Encontro com coordenadores pedagógicos tem entrega de tablets e debate sobre tecnologia na educação de Lauro de Freitas

Foto: Divulgação
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O ensino e o aprendizado dentro da escola podem ser pontos chaves para o avanço na educação. A inovação tecnológica, por exemplo, transforma a maneira de ensinar e aprender. Na manhã desta quarta-feira (24), coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) participaram de um encontro no auditório da Unime, onde foram debatidos assuntos voltados para a área tecnológica na rede municipal de ensino. Na oportunidade, os novos profissionais empossados receberam um tablet para auxiliar no trabalho da rede. 

A Prefeitura de Lauro de Freitas busca facilitar os processos gerenciais, dando suporte para gestão escolar eficiente com dados integrados e que auxiliam na tomada de decisão estratégica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da computação é quem define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais. Nesse aspecto, é o BNCC quem direciona como os alunos devem se desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, que já faz parte da rede desde a pandemia.

Dentro desse contexto e em meio a evolução digital, Davi Matos, Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia da SEMED entende que a tecnologia auxilia e promove uma colaboração construtiva. “O encontro foi pensado para trazer a BNCC da educação e visa trabalhar a questão da tecnologia na educação, a Educomunicação, e como o pensamento computacional, alfabetização e letramento digital e tecnologias digitais, estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e como isso pode interferir na realidade escolar dos nossos alunos. Os relacionamentos são digitais e temos a obrigação de capacitar esses alunos, trazer eles para essa realidade, mantê-los dentro dessa realidade, para que eles façam o uso consciente dessas ferramentas tão importantes e tão utilizadas hoje em dia”, pontuou o diretor. 

BNCC da computação já faz parte da realidade dos coordenadores da rede. “Desde o tempo da pandemia e como preconizava a BNCC de 2017, a computação está dentro das competências gerais da normativa. A 4 fala sobre comunicação e a 5 sobre cultura digital. Esse documento vem para somar, dar um “plus” a mais nas metodologias ativas, no uso de novas tecnologias e na prática pedagógica”, completou Matos.

Os coordenadores são os responsáveis por dar suporte, orientar e capacitar os professores, visando aprimorar as práticas de ensino. Para Marta Juliana, coordenadora pedagógica do Centro Comunitário da Criança e do Adolescente São Vicente de Paula, em Itinga, a iniciativa é um passo gigantesco para a evolução da educação municipal. “É um momento de grande valia para a educação do município. Os alunos estão debruçados por conta da tecnologia e precisamos levar as propostas tecnológicas, atividades voltadas para dentro da sala de aula”, disse ela. “O tablet vai favorecer em vários aspectos, as pesquisas, atividades, gestão, etc”, elogiou Marta. 

Antônia Alves, integrante da coordenação de Projetos Especiais na Educação Básica da SEMED, disse que a tecnologia e a educação são pilares desafiadores. “Esse desafio que vem sendo proposto, é um desafio diário e que permanecerá atacando (inovando, evoluindo). Hoje, esse encontro com coordenadores pedagógicos foi proposto para que possamos refletir sobre essas práticas em nossas escolas e como trataremos esse letramento digital das nossas escolas e dos nossos educadores”, pontuou a coordenadora. 

A coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Centro Educacional Municipal Fênix, no Centro, Luciana Madureira, projeta que o tema proposto vai auxiliar e estimular o aprendizado dos alunos. “A tecnologia funciona como uma ferramenta, um instrumento a mais que possibilita facilitar o processo de aprendizagem e também no processo de trabalho dos professores. Vai ajudar e muito a estimular a aprendizagem das nossas crianças”, frisou Madureira. 

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