O vereador Tiago Queiroz (PP) protocolou nesta terça-feira (09), na Câmara Municipal de Salvador, seu primeiro projeto de indicação desde sua posse, no mês passado. A proposta sugere à Prefeitura a criação do “Espaço da Capoeira” em projetos de construção, revitalização e requalificação de praças da capital baiana. Segundo o parlamentar, a iniciativa valoriza a cultura afro-brasileira e amplia as oportunidades de convivência comunitária nos espaços urbanos.
“Salvador é a cidade da capoeira. É aqui que essa manifestação cultural ganhou força, se consolidou e se tornou referência para o mundo. Criar espaços permanentes para a sua prática nas praças públicas é reconhecer nossa história, fortalecer nossa identidade e garantir que essa tradição continue viva para as futuras gerações”, afirma o vereador.
A proposta prevê que praças com área igual ou superior a 30 metros quadrados contem com um espaço específico, devidamente identificado e integrado ao projeto urbanístico, destinado à realização de rodas de capoeira.
Tiago Queiroz destaca ainda que a medida tem baixo impacto financeiro para o município, já que a implantação pode ocorrer por meio da simples previsão do equipamento nos projetos urbanísticos, sem necessidade de grandes intervenções estruturais.
“Mais do que um esporte ou manifestação artística, a capoeira é um símbolo de resistência, ancestralidade e pertencimento. Ao reservar um espaço para ela nas praças da cidade, Salvador reafirma seu papel histórico na preservação de uma das maiores expressões culturais do povo brasileiro”, ressalta.
Para o vereador, escolher a capoeira como tema da primeira proposição apresentada no Legislativo municipal simboliza o compromisso do mandato com a valorização das raízes culturais de Salvador e com o reconhecimento da contribuição afro-brasileira para a identidade da capital baiana.