O deputado federal Jorge Solla (PT) destacou o trabalho das forças de segurança no município de Camaçari, garantindo a lisura e integridade do processo eleitoral, em especial neste domingo, na disputa do segundo turno, que teve como resultado a vitória de Luiz Caetano (PT).
Para ele, a atuação conjunta das forças estaduais e federais foi um dos fatores decisivos para assegurar a vontade popular.
“Além do empenho excepcional da militância do PT e dos partidos aliados, a atuação coordenada das forças de segurança da Bahia foi essencial. A Polícia Federal, Civil, Militar, o Corpo de Bombeiros, assim como os serviços de policiamento ostensivo, de investigação e de operações táticas, atuaram de forma unificada, impedindo práticas ilegais como transporte clandestino de eleitores e a compra de votos”, destacou Solla.
Durante a operação, dezenas de ônibus, incluindo veículos escolares, que transportavam eleitores de forma irregular de Salvador para Camaçari foram interceptados, conforme a legislação eleitoral.
Solla também elogiou a atuação das forças policiais na identificação e interrupção de esquemas de compra de votos que envolviam a oferta de cestas básicas, almoços, festas com bebida alcoólica, e até negociações diretas nas portas dos colégios eleitorais.
Além de coibirem as práticas, os indivíduos flagrados em práticas ilícitas foram conduzidos para as delegacias. Em um dos casos de maior repercussão, o prefeito Elinaldo (União Brasil), que apoiava o candidato derrotado Flávio Matos, foi conduzido por policiais após provocar tumultos em uma das zonas eleitorais.
"Esse trabalho garantiu que a vontade popular prevalecesse. Esse é o valor da democracia", completou o deputado.
Esse conjunto de ações, segundo Solla, foi fundamental para impedir qualquer tentativa de distorção da vontade do eleitorado e assegurar que o resultado refletisse a real escolha da população de Camaçari.