A Avenida Centenário e a Rua Belo Horizonte, na Barra, em Salvador, receberam na semana passada um reforço verde com o plantio de novas mudas de árvores. A ação, realizada em parceria entre a Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra) e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Infraestrutura (Secis), visa não apenas reverter a perda de vegetação nas ruas locais, mas também fomentar a conscientização ambiental entre os residentes e comerciantes da região.
A importância do projeto vai além da simples reposição das árvores retiradas. O publicitário e diretor de comunicação da Amabarra, Waltson Campos, destacou a relevância da iniciativa. " Há dez anos, começamos a plantar árvores e já podemos ver o impacto positivo delas em nossa comunidade.
Fazemos um monitoramento contínuo e incentivamos a participação dos moradores e comerciantes na manutenção das árvores”, relatou.
O titular da Secis, Ivan Euler, ressaltou que a recuperação das áreas desprovidas de vegetação é crucial para melhorar a qualidade de vida urbana e reforçar o compromisso ambiental da cidade. “Durante a Operação Chuva, por exemplo, nossa meta era plantar 10 mil árvores, e já superamos esse número", declarou.
O projeto também responde às preocupações da comunidade local sobre a perda de árvores antigas e sua substituição por novas. "Estamos plantando em áreas onde árvores antigas foram removidas, muitas vezes por razões de segurança ou manutenção", completou o gestor.