Durante entrevista em um podcast exibida ao vivo no YouTube, na noite desta segunda-feira (30), a candidata a prefeita de Candeias pela coligação ‘Candeias Pode Muito Mais’, Marivalda da Silva (PT), e sua vice, Tonha Magalhães (Avante), falaram sobre suas propostas para melhorar a cidade.
Saúde, educação e obras foram alguns dos temas abordados. “Muitas escolas têm problemas nas redes hidráulica e elétrica. Não vemos a educação de Candeias sendo levada a sério, principalmente considerando que é a nona economia da Bahia”, afirmou Marivalda. “Vamos criar melhor estrutura para que nossos alunos fiquem em sala de aula”, continuou a candidata a prefeita.
Marivalda também reivindicou o pagamento dos precatórios dos professores sem os descontos de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Imposto de Renda, além de lembrar que o prefeito Pitágoras foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por conta de irregularidades com a merenda escolar das escolas de sua gestão.
Tonha, que já foi prefeita da cidade, diz enxergar que o grupo político do qual faz parte atualmente tem credibilidade suficiente para propor melhorias. “O povo confia que nossos compromissos serão honrados”, disse. Para a vice da chapa, além da melhora da infraestrutura das escolas e creches, os servidores municipais da Educação são peça fundamental para a concretização dos objetivos. “Com profissionais sendo bem tratados, com certeza isso vai melhorar a educação”, disse.
CUIDAR DE GENTE
Ao falarem sobre saúde, Marivalda e Tonha reforçaram o compromisso de reformas e construção de novas unidades de saúde e aumento do benefício do PAI (Programa de Atenção Integral) para R$ 600, além de 13º. “Vamos construir um novo hospital para Candeias. Hoje, a população tem ido para a fila da regulação para fazer tomografia que o município não oferece”, relata Marivalda.
A candidata a prefeita falou da parceria com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e com o presidente Lula (PT) para fazer com que a população se sinta acolhida, já que as gestões estadual e federal têm grande aprovação. “Vamos construir mais unidades de saúde. A de Caboto está há dez anos desativada. Mangabeira carece de ambulância e é preciso andar 9 quilômetros para chegar até a BR e ter atendimento”, afirma a petista.
Entre as outras propostas, estão reforma no Hospital Luiz Viana Filho, construção de clínica de hemodiálise e de maternidade, além de ação com agentes de saúde nas ruas para cuidar do preventivo. “Candeias tem dinheiro. A Prefeitura pegou R$ 40 milhões emprestados junto à Câmara de Vereadores para fazer o novo hospital e não saiu do papel. O órgão fiscalizador já autorizou”, conclui Marivalda.
Os problemas da gestão atual com a Saúde, para Tonha Magalhães, causam insegurança e desconforto à população. “São muitas pessoas que chegam uma hora para pegar uma ficha de consulta ou exame às 7h”, conta. “O povo do Malembá não tem direito a tomar vacina no seu bairro porque a geladeira do posto está há três anos quebrada”, complementa.
TRABALHO DE QUALIDADE
No quesito obras, tanto as vias como as praças foram feitas sem cuidado, aponta Marivalda. “A maioria dos asfaltos não tem drenagem. No Madeira, na primeira chuva que caiu teve problema e a população foi reivindicar”, afirma. “As obras da gestão atual vão ter continuidade. A diferença é que serão obras de qualidade, que vão durar, ao contrário do coreto em Menino Jesus, que caiu após 15 dias da inauguração”, conta Marivalda.
Na segurança pública, a petista se diz disposta a efetivar os guardas municipais. “Candeias não se cadastrou para receber suporte do Governo do Estado e a cidade vive com a sensação de insegurança”, afirma a candidata a prefeita.
MEDO ENTRE ALIADOS
As eleições municipais acontecem no dia 6 de outubro, este domingo. Marivalda enxerga que a reta final exige coragem em um momento de tirania na cidade. “Servidores municipais que nos apoiam não podem se manifestar. Eles são obrigados a fazer parte dos atos políticos do adversário e o horário de expediente da Prefeitura foi reduzido para que eles participem dos atos do candidato do prefeito”, afirmou Marivalda.
“O servidor público precisa ser respeitado e valorizado, como bem disse Marivalda. Porque são os servidores que fazem todo o trabalho no município”, alega Tonha.
A coligação ‘Candeias Pode Muito Mais’ é formada por PT, PSD, PSB, PC do B, PV, PMN, Agir, Avante e Republicanos, além do apoio do MDB e do Rede.