A 2ª Rodada de Negócios da Madeira abriu oficialmente, nesta quinta-feira (18), a semana comercial do setor de base florestal em Salvador, reunindo empresas de diversas regiões do país e fortalecendo a presença da madeira manejada de Mato Grosso no mercado nordestino.
O encontro, organizado pelo Sebrae Mato Grosso (Sebrae MT) e promovido pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), trouxe 49 empresas compradoras para uma agenda de conexões com 21 fornecedores mato-grossenses no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
O presidente do FNBF, Frank Rogieri de Almeida, destacou o impacto das conexões comerciais construídas durante o encontro.“A missão do Fórum é conectar quem produz e quem compra. É isso que cria negociações reais, amplia o alcance da madeira manejada e fortalece a presença do setor em mercados estratégicos.”
Para o presidente do Cipem, Ednei Blasius, o avanço do setor depende da união dos seus atores. “Eventos como este só acontecem porque muitas mãos trabalham na mesma direção. Quando indústrias e empresários atuam juntos, fortalecem o setor e ampliam o alcance da madeira nativa de Mato Grosso. Esse é o nosso objetivo.”
O presidente do Sindicato da Indústria Madeireira do Estado da Bahia, e diretor da FIEB, Jaime Lorenzo, reforçou que evento evidencia sustentabilidade do setor. “É com alegria que recebemos nossos fornecedores aqui em casa. Bahia são muito tradicionais, nossas madeireiras, são perenes. O Brasil está na vanguarda, da preservação e fiscalização, além de que o sistema de rastreabilidade é muito preciso. Isso é algo que a sociedade precisa conhecer”, disse.
O Sebrae MT reforçou a centralidade da sustentabilidade no fortalecimento da cadeia produtiva. O diretor técnico da instituição, André Schelini, enfatizou a importância de inovação, rastreabilidade e boas práticas ambientais para impulsionar competitividade.
A Rodada de Negócios integrou a programação da 5ª edição do evento “Madeira Sustentável: O Futuro do Mercado”, um dos principais encontros nacionais sobre uso da madeira sob a ótica da sustentabilidade, ciência e inovação. Promovido, no dia 19, pelo FNBF e pelo Cipem, o evento contou com a parceria da FIEB, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e do Sebrae MT.
Reunindo especialistas, lideranças do setor, arquitetos, engenheiros e representantes da construção civil, a programação discute oportunidades para ampliar o uso da madeira legal e manejada, sobretudo em mercados consumidores estratégicos, como a Bahia.
O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou a relevância do tema para o estado: “A Bahia tem tradição no uso da madeira, tanto a de lei quanto a de reflorestamento, utilizada inclusive na cadeia de celulose. Temos uma economia que depende desse insumo, e eventos como este ampliam oportunidades e fortalecem o setor.”
Já o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Sílvio Rangel, reforçou o papel do manejo florestal na preservação ambiental. “Madeira sustentável não significa desmatamento. O ponto forte deste projeto é demonstrar quanto conseguimos preservar através do manejo sustentável e da agregação de valor a um bem tão importante para o país”, pontuou.
A secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, também destacou o potencial do manejo florestal como política ambiental eficiente:“O manejo florestal sustentável se consolida como uma das estratégias mais robustas para manter a floresta em pé, conservar serviços ecossistêmicos e, ao mesmo tempo, gerar renda e desenvolvimento regional.”