Festival da Criança 2024 promove atividades no Parque da Cidade para 700 alunos da rede municipal de ensino

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o intuito de comemorar o Dia das Crianças, a Prefeitura promoveu nesta sexta-feira (11) o Festival da Criança 2024. O Parque da Cidade, no Itaigara, foi palco de uma programação lúdica, cultural e esportiva envolvendo 700 alunos da rede municipal de ensino. O evento integra as ações do Programa Vamos Proteger: Crianças e Adolescentes das Violências, que desenvolve atividades de políticas públicas com atuação integrada de diversas secretarias municipais.

 

Das 8h às 12h, crianças e adolescentes se divertiram com brincadeiras, atividades de recreação e muita música. Durante a abertura da programação, a titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, chamou a atenção para importância do evento, que foi pensado para assegurar às crianças o direito ao brincar, prática citada e garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

“Para nós, é uma alegria oferecer às crianças das escolas municipais um dia de brincadeiras, que vão além da sala de aula. Mostrando para elas como é bom ser criança, como é bom brincar, como é maravilhoso comemorar o Dia das Crianças”, frisou a secretária.

 

A programação também contemplou ações de saúde. Dentro do Parque da Cidade, foi montado um ‘escovódromo’ — espaço voltado para a prática e o aprendizado da escovação correta —, onde os estudantes receberam dicas sobre saúde bucal. “Tem brincadeira, mas também tem educação e orientação sobre a importância da saúde com o corpo. Quando a gente fala em proteção integral de crianças e adolescentes, a gente fala no cuidado. Essa criança precisa ser cuidada, precisa também de lazer e diversão”, destacou Fernanda Lordelo.

 

Pela segunda vez no Parque da Cidade, a estudante da Escola Municipal Nossa Senhora de Guadalupe, Sofia Cristine, de 10 anos, fez questão de ouvir atentamente as dicas sobre como escovar os dentes. Após participar da atividade educativa, a pequena correu para o pula-pula. “Estou amando, muito legal e divertido, com várias brincadeiras diferentes. Está sendo um Dia das Crianças bem especial. Estive aqui uma vez bem pequenininha, e vindo agora vejo o quanto esse lugar é grande e legal”, comentou a garota.

 

A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no Alto do Peru, Aline Maria Nascimento, explica que a atividade é muito mais do que um passeio de Dia das Crianças. “Uma ação dessas contribui demais na vida dessas crianças. Elas ficam encantadas, felizes e com a autoestima elevada. Marca a vida e a infância deles de maneira muito positiva”, disse a professora, que acompanhou 40 alunos da escola na atividade.

 

Os pequenos também foram atraídos por atividades de conscientização ambiental. Os estudantes foram convidados a plantar mudas, através da ação ‘Vamos plantar uma árvore?’, que fez a distribuição de mudas e sementes, e também puderam conhecer de perto uma colmeia de abelhas nativas. A atividade foi acompanhada pelo titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler.

 

“As abelhas dos desenhos que picam, hoje estão aqui e são abelhas sem ferrão. As crianças tendo acesso a essas abelhas, perdendo um pouco o medo, aprendendo sobre fauna, sobre flora. Além disso, a gente vai fazer um plantio de uma muda de Mata Atlântica de Ipê aqui, junto com a criançada, para simbolizar esse Dia das Crianças. Estamos muito felizes em promover essa ação com várias secretarias. Nos unimos para fazer para nossas crianças uma grande comemoração”, disse Euler.

 

O Programa Vamos Proteger: Crianças e Adolescentes das Violências é desenvolvido pelas secretarias de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), da Educação (Smed), de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e da Saúde (SMS).

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.