A deputada estadual Ivana Bastos (PSD), presidente interina da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), reforçou o compromisso com o grupo político liderado pelo deputado Adolfo Menezes (PSD) e destacou a coesão da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em entrevista à imprensa nesta terça-feira, 18. No cafezinho, uma ante sala de acesso ao plenário, ela também afirmou que se o Supremo Tribunal Federal determinar convocará nova eleição para Mesa Diretora.
Sobre o apoio ao deputado Adolfo Menezes, afastado da presidência depois do PSOL questionar no STF a legalidade da reeleição no mesmo período legislativo, Ivana afirmou que seguirá ao seu lado independentemente dos desdobramentos sobre a presidência da Casa.
"Adolfo é parceiro, Adolfo é grupo e eu fico muito feliz. Eu fui eleita para estar ao seu lado. Se isso não for possível, eu tenho certeza que ele estará ao meu lado e eu continuo ao lado dele. Aqui nós somos um grupo, um grupo forte, um grupo coeso, então não poderia ser diferente", disse Ivana Bastos.
Caso o STF determine a anulação da eleição, a deputada assegurou que cumprirá a decisão e tomará as medidas necessárias para um novo pleito. Como mostrou o Classe Política mais cedo, o Regimento Interno da AL-BA não prevê a convocação para uma nova eleição no caso do afastamento ou morte do presidente da Casa. Nesse caso, o cargo é ocupado pelo primeiro vice-presidente, como é o caso, atualmente, de Ivana Bastos, que passa a liderar os trabalhos na Casa Legislativa.
"Eu nunca conversei isso com nenhum deputado, porque, até então, todas as questões nesse sentido, nós estamos aguardando a decisão do Supremo. Se o Supremo assim determinar que tem que convocar uma nova eleição, não terá problema nenhum, nós convocaremos", enfatizou.