O procurador-geral de Lauro de Freitas e coordenador da equipe de transição, Kívio Dias Barbosa, comentou os detalhes da primeira reunião de transição de governo na cidade, destacando o compromisso com a continuidade dos serviços públicos e a preparação para a nova gestão da prefeita eleita Débora Régis.
“As gestões precisam ser analisadas. A gente está buscando fazer com que ela aconteça toda dentro da normalidade. Não há dissolução de continuidade de serviços públicos. A educação está funcionando, a saúde está funcionando, assistência social, restaurante popular. Os equipamentos públicos estão funcionando normalmente”, afirmou Barbosa.
Ele ressaltou que ajustes administrativos são naturais nesse período, especialmente em observância à Lei de Responsabilidade Fiscal. “Todo final de gestão precisa fazer ajustes, isso é público e notório. Não é só aqui em Lauro de Freitas. É até por conta da Lei da Responsabilidade Fiscal. Isso é positivo para a próxima gestão, para que ela possa receber uma administração pública saneada e organizada, colocando o seu ritmo na administração pública”, explicou.
A reunião também trouxe avanços importantes para a transição, como o envio do projeto de reforma administrativa da futura prefeita Débora Régis à Câmara de Vereadores. “Definimos aqui, e a prefeita Moema Gramacho aceitou essa possibilidade, já encaminhar, a pedido do coordenador Ricardo, o projeto de reforma administrativa da prefeita Débora para a Câmara. Também faremos ajustes necessários no orçamento”, informou Barbosa.
Sobre o planejamento estratégico, Barbosa destacou que Débora Régis seguirá inicialmente o Plano Plurianual (PPA) aprovado na atual gestão, mas ressaltou que mudanças poderão ser implementadas conforme a nova administração avance. “O Plano Plurianual é uma legislação aprovada já há quatro anos. Inclusive, a nova prefeita fará o Plano Plurianual da próxima gestão. Ela assume com um orçamento alinhado entre as duas equipes, mas os ajustes para adaptação à reforma administrativa serão feitos”, concluiu.