O vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron, Emerson Souza, defendeu nesta quinta-feira (30) que a produção de ferro verde na Bahia é fundamental para completar o processo de descarbonização da economia, complementando iniciativas como a expansão dos carros elétricos. A declaração foi dada em entrevista ao Classe Política na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
"Acho que nós estamos num momento em que as pessoas estão cada vez mais prestando atenção na necessidade de transformarmos a nossa economia numa economia de baixo carbono. Estamos vendo cada vez mais a emergência climática pela qual o nosso planeta passa", contextualizou Emerson.
O executivo reconheceu os avanços com a eletrificação da frota de veículos. "Eu acho que a iniciativa do carro elétrico, que vem se disseminando cada vez mais no Brasil, a própria Bahia tem a BYD, que é um dos grandes players desse mercado, que tem aumentado cada vez mais e já vai gerar, sem dúvida, uma contribuição de diminuição nas emissões de carbono na atmosfera", afirmou.
No entanto, Emerson alertou que a eletrificação dos veículos não é suficiente. "Mas nós precisamos de mais, porque não adianta o carro ser elétrico, ou adianta muito o carro ser elétrico, se ele for construído com um aço que emite uma grande quantidade de CO2 na atmosfera", argumentou.
O vice-presidente da Brazil Iron destacou então o papel estratégico do projeto de ferro verde. "E aí, o projeto da Brazil Iron entra e a Bahia tem esse potencial único. Também de ter aqui um minério de ferro com muita riqueza, com características particulares, que só se encontra em 3% do minério de ferro de todo mundo", revelou.
Emerson concluiu enfatizando a importância do ferro verde para a descarbonização completa da cadeia produtiva. "Para poder, com o ferro verde, também atuarmos na descarbonização da indústria do aço como um todo", finalizou.