De malas prontas para viagem à África Ocidental, o prefeito Bruno Reis (União Brasil), transmitiu o cargo na manhã desta quarta-feira (8), para a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), durante entrega de mais 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor no bairro de Paripe. Bruno que que foi convidado pelo presidente do país, Patrice Talon, para um evento comemorativo marcado para sexta (10) e embarca para o Benin nesta quarta, antes de assinar o termo, com muita descontração, brincou com a vice, se poderia deixar a chave do cofre, arrancando risadas dos presentes. O retorno do chefe do Executivo municipal está previsto para o domingo (12).
“Tenho que viajar hoje, volto domingo, posso passar o cargo? Está em boas mãos? Levo a chave do cofre ou deixo?”, brincou Bruno, afirmando ainda que a aliada 'estava complicada' porque choveria pedidos até o seu retorno. Na ocasião, ele falou sobre a expectativa em relação a viagem.
“A expectativa é muito grande, primeiro por conhecer um país que tem fortes relações históricas com a gente. Nossa população, nossa cultura africana, a grande maioria é oriunda de pessoas do Benin. Na época da escravidão, a maioria dos escravos que vinham para o Brasil e para Salvador são oriundos do Benin. Temos aqui a casa do Benin, lá eles têm a casa do Brasil. As pessoas, principalmente depois da Abolição quando retornaram para lá, levaram muito do nosso modo, do nosso jeito de ser, desde o sobrenome das pessoas, como Silva, Santos, Souza, a bairros que tem o nome do Brasil. O acarajé também é um produto típico deles”, afirmou.
Jones Almeida/Fernanda Chagas