Confira a coluna “Olho de Tandera”, por Jones Almeida 31/07/2024

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Enxaqueca 

Em Jussara, na região de Irecê, a oposição ao prefeito Tacinho Mendes (PP) definiu sua chapa pra disputar a eleição deste ano, com o ex-prefeito Hailton Dias (PSD) na cabeça e Osto da Farmácia na vice. Com Tacinho bem à frente nas pesquisas, apoiadores do prefeito não perderam a oportunidade e já brincam em grupos na cidade que Osto foi escolhido porque a oposição vai ter muita dor de cabeça na eleição e, por isso, vai precisar de muito remédio pra dor de cabeça. Já há quem diga que tem gente que vai precisar tomar “paquetá”. 

Sozinho

A situação da oposição à prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), vai piorando com a situação de indefinição do ex-prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), que tentou a todo custo disputar a eleição, mas segue inelegível. Se comenta que, para não abrir mão para aliados, Isaac pode querer empurrar a esposa, Ellen Carvalho, o que aprofundaria ainda mais o racha entre aliados. Fato é que, independente do que aconteça, Isaac ficou ainda mais isolado na cidade. 

Liderança forte

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PDT), deu uma grande demonstração de força política na última sexta-feira (26) durante a convenção que oficializou sua candidatura à reeleição. Ela reuniu cinco deputados federais, entre eles Félix Mendonça Júnior, presidente estadual do PDT, e Elmar Nascimento (União Brasil), considerado favorito na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, além de dois deputados estaduais. Nos discursos, rasgaram elogios à prefeita, considerada por eles uma liderança política estadual.

Sangue no olho

Mas apesar do recesso, o líder da oposição na AL-BA, deputado Alan Sanches (União Brasil), parece que não tirou o pé do acelerador e seguiu com marcação cerrada ao governo. Somente nesta semana, foram duas abordagens incisivas sobre a “bendita” fila de regulação da saúde, tomando como gancho o protesto que travou a Avenida Paralela com populares pedindo a internação de duas idosas, e depois com o caso de um paciente que, segundo ele, não conseguiu fazer uma angioplastia coronariana de urgência porque as máquinas estavam em manutenção: “a vida das pessoas não vai esperar a manutenção de máquina”. O homem tá com sangue no olho.

Recesso eleitoral

O recesso parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) termina nesta quarta-feira (31), mas não há uma alma sequer que acredite no retorno de fato das atividades antes do dia 5 de agosto, quando termina o prazo para a realização das convenções partidárias. Depois disso, a turma pode até voltar, mas é certo que a campanha eleitoral vai arrebatar a agenda dos deputados, que devem fazer força-tarefa para votar em atacado os projetos que se acumularem na pauta. Até 6 de outubro, a Casa deve viver uma espécie de “recesso eleitoral”.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.