Confira a coluna “Olho de Tandera”, por Jones Almeida 28/08/2024

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Números

O péssimo desempenho do vice-governador e candidato a prefeito Geraldo Júnior (MDB) na pesquisa da Quaest, divulgada pela TV Bahia nesta terça-feira (27), deixou o grupo petista bastante preocupado. Parlamentares da base governista dizem que a expectativa é que Geraldo chegasse próximo aos 20%, mas acabou pontuando com 9%. Para eles, o resultado vai ter um impacto direto na base e pode levar ainda mais candidatos a vereador para o lado do prefeito Bruno Reis (União Brasil), movimento que já vem sendo registrado. 

Insatisfeitos

Caciques da base petista andam dizendo, em conversas reservadas, que Geraldo tem sido uma decepção como candidato. Reclamam da falta de engajamento do vice-governador na sua própria campanha e do fraco desempenho em entrevistas e sabatinas. O emedebista tem sido bombardeado também por candidatos a vereador, que têm evitado participar das agendas do vice-governador. 

Cenário de festa

Quem ficou em festa com o extrato da pesquisa foi Kleber Rosa, que conseguiu polarizar com Geraldo e agora vai com tudo buscar os votos da esquerda apontando ter condições orgânicas de representar o voto desse segmento.

Pegou mal

Pegou mal o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), candidato à prefeitura de Salvador, tentar a todo custo se colocar como candidato de Lula (PT) com um post em seu Instagram, cuja gravação é genérica para todos os principais candidatos da base, inclusive de todo país, sem citar o nome de nenhum, mas com edições de imagens ao lado dele, como se agravação fosse com um pedido especial para ele. O eleitor está atento e não cai mais em certos truques!

Mudanças

Parlamentares já começam a especular mudanças na gestão de Jerônimo Rodrigues após as eleições de 2024. Embora as conversas ainda estejam embrionárias, há quem garanta que o petista deve promover "alterações consideráveis", como disse um deputado, visto que o cenário deve mudar na base após o pleito eleitoral deste ano. O Avante, por exemplo, deve crescer consideravelmente e entrar na briga por mais espaço. Os aliados já estão de olho.

Burros n’água

A eleição em Juazeiro virou uma verdadeira novela. Se por um lado, a federação PT, PCdoB preteriu o ex-prefeito Isaac até então petista achando que o enfraqueceria para apoiar o emedebista Andrei da Caixa com pretensão de ter candidatura única, deram com os burros n’água. Issac Carvalho não apenas se desfiliou do PT, como conseguiu forças com as bênçãos do senador Otto Alencar para montar uma chapa puro-sangue encabeçada pelo seu sobrinho Celso Carbalho e com o Coronel Anselmo Bispo como vice. Os comentários na cidade é que a campanha estrou em polvorosa e quem mais estaria desesperada é a atual prefeita que tenta à reeleição, Suzana Ramos (PSDB). O clima, entretanto, não estaria tão bem entre os aliados, que é de que vença o melhor!

Rico é ele

Rico mesmo é o prefeito de Andaraí Wilson Paes Cardoso (PSB). O homem declarou um patrimônio de 15.901.101,30 (quinze milhões, novecentos e um mil, cento e um reais e 30 centavos). Só de fazendas, o homem declarou 13.

Em Itaetê, prazo perdido

Pasme caro leitor, em Itaetê, município encravado na Chapada Diamantina, o candidato a prefeito da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), Valdes Brito, liderado pelos deputados Eduardo Alencar (PSD, estadual) e Valmir Assunção (PT, federal), perdeu o prazo de inscrição dos registros dos candidatos a vereadores da sua coligação. E olha que no final do prazo, a Justiça Eleitoral ainda oferece dois dias de tolerância! Quanta irresponsabilidade!

Expectativa

Em Camaçari, é grande a expectativa para a pesquisa P & A , que deve ser divulgada na próxima quinta-feira (29). Essa será a primeira pesquisa sobre o cenário eleitoral no município da Região Metropolitana, após o início oficial da campanha. 

Mudança em Esplanada

Com sua voz mansa e de poucas palavras, o candidato a prefeito de Esplanada, D.r Glauco(PP) ao lado do seu vice D.r Charlei tem caído no gosto popular. A dupla tem conquistado apoios de importantes lideranças nos últimos dias, para desespero do atual prefeito Nandinho da Serraria que tem observado sua candidatura enfraquecer mesmo com a força da máquina municipal. Um Olho de Tandera local revelou que em breve, novos nomes irão desembarcar do grupo liderado pelo prefeito Nandinho(PT), para reforçar a onda azul, liderado pelo pepista.  

Disputa acirrada

A disputa pela prefeitura de Feira de Santana entre José Ronaldo (UB) e Zé Neto (PT) se intensifica. Ambos os candidatos, experientes e com forte base eleitoral, têm investido pesado nas últimas semanas, buscando conquistar seu eleitorado. Tem muita lenha pra queimar até a abertura das urnas.

Por hoje é só! Obrigado pela leitura. Até a próxima quarta-feira com a coluna Olho de Tandera. Ligada em tudo!

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.