Confira a coluna “Olho de Tandera”, por Jones Almeida 24/07/2024

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Indefinição

Já com o prazo das convenções iniciado, a oposição em Morro do Chapéu ainda não conseguiu chegar à unidade e não decidiu quem será o nome que irá enfrentar a prefeita Juliana Araújo (PDT), que tentará a reeleição. Há uma pressão para que a vereadora Betânia Araújo (Avante) retire sua pré-candidatura e apoie o grupo do ex-prefeito Cleová Barreto (PSD), que está inelegível por ter contas rejeitadas pelo TCM. Com isso, os dois se juntariam e deixariam de lado a pré-candidata Professora Sheila (PT). O grupo do PT na cidade não aceita e não abre mão de ver a escolhida do partido na chapa. Os próximos dias prometem ser de fortes emoções.

Disputa acirrada

O jogo eleitoral em Serrinha promete uma bela disputa dentro da base governista do estado. De um lado, liderando as pesquisas, está o ex-prefeito Ferreirinha (PSD), com Berg da Aragom (PMB) como vice, contando com o apoio dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, ambos do PSD. Do outro, Cyro Novais (MDB), escolhido do prefeito Adriano Lima (PP), com Gika Lopes (PT), indicado pelo ex-prefeito e secretário estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso (PT), como vice. 

Repercussão

Em Serrinha, continua repercutindo mal a aliança entre Adriano e Osni. Os dois, que num passado recente trocaram diversas acusações, agora se juntaram para as eleições deste ano. O assunto tem rendido muitos debates e memes nas redes sociais, que trouxeram à tona vídeos das palavras nada carinhosas trocadas entre Adriano e Osni. 

Time que está ganhando não se mexe

Como diz o ditado futebolístico, time que está ganhando não se mexe. Em Jussara, na região de Irecê, o prefeito Tacinho Mendes (PP) seguiu o ditado à risca. No último final de semana, ele confirmou sua candidatura à reeleição com seu vice-prefeito Ronaldo Almeida (União Brasil) novamente ao seu lado, em uma festa que reuniu milhares de pessoas durante sua convenção partidária. Tacinho conta com sete vereadores em sua base e a expectativa dele é ampliar a bancada governista na Câmara Municipal nas eleições deste ano. 

Organização

A convenção de Tacinho, inclusive, chamou a atenção na região pela grandiosidade. Para além do grande número de pessoas e da mobilização política durante todo o dia, o evento teve infraestrutura de primeira. Quem acompanhou garante que a convenção não perdeu em nada para os grandes eventos políticos da capital. Pelo tamanho do ato, a oposição na cidade já colocou as barbas de molho.

Prejuízo ao erário

O prefeito de Lajedinho, Antônio Mário Lima Silva (PSD), está envolvido em um escândalo relacionado ao superfaturamento e pagamentos por serviços não realizados no município, resultando em um prejuízo de R$ 267.458,43 aos cofres públicos. O caso está em andamento na Vara Civil da Comarca de Ruy Barbosa.

Camaçari:

Na semana na qual ocorrem as 2 principais convenções na disputa eleitoral em Camaçari, a incógnita sobre a vice do pré-candidato petista, Luiz Caetano, ainda persiste. Se do lado do União Brasil (UB), o vereador presidente Câmara , Flavio Matos, deve oficializar a vereador Angélica (PP) como vice da sua chapa, o ex-secretário estadual de relações institucionais ainda esconde o jogo e mantém o suspense sobre a escolha.

Os rumores sobre uma adesão de peso na última hora circulam no entorno caetanista, mas até então o nome do companheiro, ou companheira de chapa do ex-prefeito, deve ser anunciado apenas no sábado, durante o ato político que homologa a sua candidatura a prefeito de Camaçari.

Eterno vice

Se fechar acordo para ser vice de Adélia em Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB) - atual vice de Marão (PSD) - já pode pedir música no Fantástico. Será o seu terceiro movimento político de coadjuvante nos últimos anos: primeiro como suplente de senador de Jaques Wagner (PT) em 2018, depois como vice de Marão em 2020 e agora possível vice de Adélia em 2024. Será que em 2026 vai brigar para ser candidato a vice-governador?

Jogo de cintura

O governador Jerônimo passou escorregadio feito quiabo por Bom Jesus da Lapa na última sexta-feira para evitar indisposição com seus dois aliados locais, que estão como adversários mortais na eleição deste ano. Estamos falando do deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) e do prefeito Fábio Lima (PT), que já foram aliados um dia, mas hoje passam longe um do outro. Até mesmo o receptivo no aeroporto para o governador foi feito em grupos separados, tamanha é o clima de harmonia por lá (contém ironia). O desenrolar da campanha vai exigir muito jogo de cintura do governador.

Sem descanso

A convenção do prefeito Bruno Reis nessa quinta-feira vai dar o tom, a temperatura e a pressão da campanha eleitoral em Salvador. Com quase seis centenas de pré-candidatos a vereadores, formando um verdadeiro exército nas ruas, a chapa brunista deve acelerar o passo com uma agenda quase que onipresente pelos quatro cantos da cidade. Quem acompanha de perto aponta que o prefeito deixa o favoritismo de lado e projeta uma jornada incansável até a última hora.

Golpe na Chapada

A proprietária de um chalé no Vale do Capão, em Palmeiras, se tornou mais uma vítima da fraude perpetrada por uma imobiliária após comprar um terreno e não receber o imóvel. A empresa é acusada de causar prejuízos a pelo menos sete compradores, com valores de até R$ 130 mil, devido à venda de terrenos que nunca foram entregues. Né mole não!

Pancada em Itabuna

Martelo batido. O deputado estadual Pancadinha, do Solidariedade, irá ser oficializado candidato da oposição à prefeitura de Itabuna. O acordo foi costurado por ACM Neto, vice-presidente do União Brasil. Assim, Capitão Azevedo (UB) e Isaac Nery (PDT) devem declarar apoio ao parlamentar na disputa contra o prefeito Augusto Castro (PSD).

Enfim, deputada

A ex-secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, assume o mandato de deputada federal em Brasília nesta quarta, depois do deputado Zé Neto oficializar seu pedido de licença para se dedicar exclusivamente oara a campanha à prefeitura de Feira de Santana. Elisângela teve mais de 73 votos na última eleição, ficou como primeira suplente e, enfim, vai realizar o sonho de exercer o mandato de deputada federal - ainda que por poucos meses, caso Zé Neto não consiga derrotar José Ronaldo (UB).

Juazeiro

PC Do B e PV, que formam a federação Brasil da Esperança com o PT, podem firmar um acordo em Juazeiro para representar a base do governo Jerônimo Rodrigues na disputa pela prefeitura local. Isaac Carvalho ainda sonha em reverter o quadro de inegibilidade em que se encontra, o que estaria irritando o PT e o próprio governador Jerônimo Rodrigues. O motivo é simples, como revelou Jerônimo para esta coluna, o tempo está passando e numa campanha eleitoral, de prazo determinado, ele é cruel. A demora em decidir qual será o nome da base (Zó, Roberto Carlos, Joseph Bandeira ou Andrei da Caixa) tem favorecido a prefeita Suzana Ramos, candidara à reeleição. O cenário teria afunilado para três nomes Roberto Carlos, favorito ao que apurou a coluna, Zó e Joseph Bandeira. PV e PC do B já começaram a se articular para acelerar o processo. Vem Roberto aí? A conferir.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.