Que fase
O que tem de gente insatisfeito com o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) não tá no gibi. Caciques da base petista, por um lado, andam bastante irritados com a postura do emedebista enquanto candidato a prefeito. Dizem que falta "energia e força de vontade" para liderar a campanha. Por outro lado, candidato a vereador do grupo continuam acusando Geraldo de não receber nem dialogar sobre demandas deles. Alguns até já avisaram que querem distância do vice-governador.
Não convence
Entre governistas, há um consenso de que Geraldo ainda não conseguiu convencer e motivar o eleitorado da "esquerda raiz" e os petistas clássicos, tanto pelo fraco desempenho dos debates quanto nas entrevistas e declarações. A turma raiz e dos petistas clássicos andam muito mais simpáticos ao candidato do PSOL, Kleber Rosa.
Em alta
O Festival de Inverno de Morro do Chapéu deste ano bateu recorde de público com mais de 120 mil pessoas nos quatro dias de evento. Cidade lotada, economia pujante, ocupação hoteleira de 100%, vinícolas cheias de visitantes e, para completar, atrações de peso durante a festa. Com estes ingredientes, o festival, que se consolidou como um dos maiores eventos do estado, tem servido como uma vitrine para o município da Chapada Diamantina, que vê o turismo aumentar, seja por conta de suas belezas naturais, seja pelas vinícolas, que crescem e se desenvolvem. Por lá, a sensação é que Morro do Chapéu é, definitivamente, a terra das oportunidades. Não à toa, a prefeita Juliana Araújo (PDT) conta com elevada aprovação.
2026 promete
Alguns prefeitos que terminam seus mandatos em 2024 já estão de olho em 2026. Buscam fazer seus sucessores em suas respectivas cidades, mas articulam também apoios em suas regiões para construírem candidaturas a deputado estadual ou federal daqui a dois anos. Há quem diga que essa disputa será pesada, diante da força dos prefeitos que vão entrar na disputa.
Aliado de 3º turno
O governador Jerônimo Rodrigues mandou um recado velado sobre sua ordem de prioridade em Dias D’Ávila, onde dois aliados da base disputam o comando da prefeitura. Referiu-se à ex-prefeita Jussara (PT) como “companheira histórica” e chamou o deputado Raimundinho da JR (PL) de aliado de 3º turno. “Não veio comigo no primeiro turno, no segundo, mas veio no terceiro turno”. Para bom entendedor, meia palavra basta.
Par ou ímpar
Em Juazeiro a indefinição da base governista é tamanha que já tem gente sugerindo escolher o candidato no par ou ímpar. A leitura dos aliados é que o candidato Isaac Carvalho, ainda inelegível, está forçando passagem para encaixar a esposa aos 45 do segundo tempo. Para isso, conta o aval de bastidor da cúpula do governo e do partido, apesar do gargalo cada vez maior com quem poderia agregar.
Fogo cruzado
O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), ficou na linha de tiro e saiu fuzilado do primeiro debate televisivo que a Band promoveu com os candidatos à prefeitura de Salvador. De um lado, Kleber Rosa (PSOL) cobrou sua legitimidade de se apresentar como candidato da esquerda, e do outro, Bruno Reis expôs a “avalanche” de mudanças políticas na trajetória do emedebista, o que rendeu uma série de memes na internet.
Capim Grosso
O ex-prefeito de Capim Grosso, Itamar Rios (PP), soltou o verbo em vídeo publicado em suas redes sociais. O líder político da Bacia do Jacuípe desautorizou o uso da sua imagem para qualquer candidatura de oposição ao prefeito Sivaldo Rios (PSD), que tentará a reeleição.
Itamar externou sua insatisfação com a falta de unidade no grupo opositor à gestão municipal. Sem consenso em torno de um nome e com uma série de desistências, duas frágeis candidaturas devem ter muita dificuldade de competir com o gestor em busca do segundo mandato consecutivo.
Pelo União Brasil (UB), surge o nome do empresário Marcos da Com3. Já o MDB lançou o nome de Mizael, presidente municipal da legenda. Sem o engajamento do ex-prefeito Itamar, que inclusive já havia transferido o título de eleitor para o município vizinho de Quixabeira, as chances de sucesso da oposição são bastante reduzidas.
Muquém do São Francisco
A prefeita Mara Rios (PT), de Muquém do São Francisco, enfrenta o impasse na composição da sua chapa para a disputa da reeleição no município do Oeste do estado.
Na convenção do último domingo (4), a gestora apresentou o nome de Gilmar Santana (Republicanos), que, até então, militava na sua oposição. Já a Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B, PV), apresentou o nome de Evando Guimarães "Vandim" (PV), que já foi temporariamente prefeito no ano de 2013.
O site do TSE apresenta dois registros de candidatura de Mara, um com Gilmar e outro com Evandro na vice.
Mais problemas no HRI
O Hospital Regional de Itaberaba (Jadiel Almeida Mascarenhas) voltou a provocar descontentamento entre os profissionais de saúde ao anunciar a suspensão das refeições para os funcionários. A medida, que entra em vigor nesta terça-feira (13), tem gerado fortes críticas dos trabalhadores, já exasperados pelos contínuos problemas administrativos da diretoria do hospital.
Turbinou em Esplanada
A candidatura da dupla D.r Glauco e D.r Charley desde o lançamento no última dia 03 de agosto, tem tirado o sono da gestão do atual prefeito Nandinho da Serraria, que tenta a reeleição. A dupla está correndo trecho em todos os cantos da cidade e conquistando lideranças importantes no tabuleiro político. Os progressistas D.r Glauco e D.r Charley conta com apoio declarado dos deputados Emerson Penalva(PDT), do deputado federal e favorito a presidência da Câmara Federal, Elmar Nascimento(UB) e do prefeito de Salvador Bruno Reis, para vencer o pleito em outubro.
Por hoje é só. Obrigado pela leitura. Volto na próxima quarta-feira, com a coluna "Olho de Tandera". Ligado em tudo!