Confira a coluna “Olho de Tandera”, por Jones Almeida 01/05/2024

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Marcando território

O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, o popular Marão (PSD), já mandou avisar aos caciques da base petista que seu candidato para a sucessão deste ano, Bento Lima (PSD), vai até o final. O PT quer emplacar a ex-secretária da Educação Adélia Pinheiro como candidata única na cidade, mas Marão não quer abrir mão. O prefeito quer ser candidato a deputado federal em 2026 e, para isso, quer ter um candidato a prefeito que o ajude a manter sua base. 

Confronto direto

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), e a deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD) devem voltar a se enfrentar nas urnas após 12 anos. O último confronto entre eles foi em 2012, ano em que Cláudia vendeu a eleição e Jânio ficou em terceiro. Agora, o atual prefeito tentará a reeleição contra a deputada. 

Nomes de peso

O PL de Salvador terá uma disputa acirrada para a Câmara de Vereadores. A estimativa é que o partido consiga eleger três nomes, podendo chegar ao quarto. E, para isso, a legenda conta com nomes de peso, como os atuais vereadores Alexandre Aleluia e Isnard Araújo, além dos ex-vereadores Lorena Brandão e Soldado Prisco. A legenda ainda tem Alexandre Moreira, forte liderança da direita e ligado ao deputado estadual Diego Castro, e o ex-prefeito João Henrique Cardoso.

Deixou no ar?

A publicitária Seiva Carvalho deixou os internautas curiosos ao comentar no X (Ex - Twitter ), uma publicação do Blog da Feira a respeito das reais pretensões do deputado federal Zé Neto (PT) nas reiteradas disputas pelo executivo municipal.

Seiva já foi assessora do congressista feirense, quando este ainda era deputado estadual.

"Eu tenho tantas coisas para falar sobre esse candidato, mas minha advogada não deixa ", disse a comunicóloga. O que ela quis dizer ?

Lula em Teixeira de Freitas ?

Em Teixeira de Freitas circulam fortes rumores sobre a presença do presidente Lula (PT) na solenidade de inauguração do Hospital Regional Costa das Baleias, que acontece muito provavelmente na segunda semana de maio.

Mais emprego e renda na Chapada

Novo complexo eólico impulsiona geração sustentável de energia em Morro do Chapéu e Várzea Nova. A empresa beneficiária do crédito, Ventos de Santos Antônio Comercializadora de Energia, prevê a criação de 1.500 empregos diretos e três mil indiretos durante a fase de implantação do empreendimento. Complexo Babilônia Centro está programado para começar a gerar energia em 

outubro de 2025, com capacidade para abastecer aproximadamente 1,37 milhão de residências.

Erro viciante

Observadores da cena política de Salvador dizem que o governador Jerônimo erra ao embarcar novamente na estratégia mal sucedida de nacionalizar a eleição municipal na capital baiana. Além do histórico de insucesso em 2012, 16 e 20, desta vez o ambiente político do Lula 3 já está tumultuado demais para o presidente vir aqui encampar mais uma briga. 

Sem gordura para queimar

Somado a isso, o União Brasil, partido do prefeito Bruno Reis, faz parte da gestão lulista, com ministérios e tudo. De quebra, a candidatura que vai representar a base de Jerônimo em Salvador não levar o 13 às urnas, razão pela qual os petistas mais profissionais defendem não queimar gordura de um jogo maior num embate localizado no município.

PDT Salvador

No encontro do PDT na última sexta-feira, 26, cravou o nome da vice-prefeita e secretaria de saúde, Ana Paula ao posto em outubro deste ano. Apesar de tecer elogios publicamente em defesa de Ana, fontes palacianas revelaram a esta coluna, que Prates faz "altas apostas" na tentativa de emplacar seu nome com aval do ex-prefeito ACM Neto(UB). 

Ponto positivo para Jerônimo

Em ato na governadoria ontem(30), o governador Jerônimo Rodrigues assinou contratos de chamamento público com 12 entidades selecionadas, através de edital para a construção de 2.748 cisternas. Serão R$ 40 milhões aportados para a política de segurança hídrica e alimentar. Mandou bem!

Por hoje é só. Obrigado pela leitura! Eu sou Jones Almeida e volto na próxima quarta-feira com a coluna Olho de Tandera. Ligado em tudo!

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

</