O secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, celebrou nesta quarta-feira (26) o anúncio feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, pela Vibra e pela Vinci Airports, que posiciona o Aeroporto Internacional de Salvador como o primeiro da América Latina — e um dos poucos do mundo — preparado para operar com o Combustível Sustentável de Aviação (SAF). A tecnologia reduz em cerca de 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao querosene tradicional.
Em declaração ao Classe Política, Vitório ressaltou o caráter histórico da iniciativa.
“A direção da Vibra nos confirmou que não só será o primeiro aeroporto na América Latina, como existem poucos no mundo com essa capacidade. Isso, para nós, é uma grande satisfação”, afirmou.
O secretário destacou que a Bahia tem estruturado seu desenvolvimento com base em tecnologia, pesquisa e inovação, citando o avanço da BYD e outros investimentos do setor de energias renováveis.
“A Bahia tem sido arrojada. Foi um dos estados que mais incentivou e, por isso, tem uma produção de energia limpa muito avançada e muito importante no cenário nacional”, disse.
Vitório também reforçou que o projeto atende à diretriz central do governo Jerônimo Rodrigues: geração de empregos, atração de tecnologia e compromisso ambiental.
“Nós vamos ser o primeiro do Brasil, o primeiro da América Latina e um dos poucos do mundo com uma característica tão importante para o meio ambiente”, concluiu.