Após ser reeleito no último domingo, 6 de outubro, o prefeito Nandinho da Serraria (PT) de Esplanada parece estar promovendo uma “caça às bruxas” contra cidadãos que se manifestaram contrários à sua candidatura. Um dos episódios mais emblemáticos é o caso de Pelego dos Correios, um aposentado e comerciante local, conhecido pela comunidade de “Senadinho”, próximo à ferrovia da cidade. Belego foi notificado pela prefeitura e tem o prazo de cinco dias para desocupar seu ponto comercial, um local que mantém há anos.
De acordo com uma fonte anônima, a ação teria sido incentivada pela primeira-dama do município, Senhora, Vanuza, apelidada de “Capitã Opressão”, que supostamente exerce forte influência sobre as decisões do prefeito. Ainda segundo a fonte, essa atitude represália não foi vista nas eleições anteriores de 2016 e 2020, levantando questões sobre o que teria motivado essa mudança de comportamento.
A medida contra Pelego e outros comerciantes da região vem sendo criticada pela população, que vê a ação como uma tentativa de punir quem não apoiou o prefeito. Além disso, a maneira rápida e implacável com que a notificação foi emitida levantou preocupações sobre o uso do poder administrativo para fins de retaliação política.
Tentamos contato com a prefeitura, mas até o fechamento da matéria não obtivemos respostas. O espaço permanece aberto para fins de esclarecimento da prefeitura de Esplanada e logo aconteça, atualizaremos a matéria.