Alerta meteorológico: Salvador pode enfrentar chuvas intensas nos próximos dias

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Salvador em Alerta: Autoridades Detalham Previsão de Fortes Chuvas nos Próximos Dias

A cidade de Salvador está em estado de atenção devido à previsão de fortes chuvas nos próximos dias. Em uma coletiva realizada nesta quinta-feira (9), a vice-prefeita Ana Paula Matos e o diretor-geral da Defesa Civil (Codesal), Sóstenes Macedo, apresentaram um panorama sobre o cenário climático e os preparativos para enfrentar possíveis adversidades.

Sóstenes Macedo explicou que fatores meteorológicos, como a chegada de uma frente fria e a formação das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (Zacas), contribuem para o alerta. Ele destacou, porém, a dificuldade em prever com precisão a intensidade das chuvas devido à instabilidade nos modelos climáticos.

“A gente tem aí a chegada de uma frente fria, uma formação das Zacas. Os nossos indicadores estão muito confusos no último período. É algo que a gente vem estranhando bastante. Trata-se que o modelo mundial está gerando essa instabilidade. Se a gente observar, por exemplo, alguns institutos ainda não apresentam alerta, como o Inmet. E mesmo no Sematec, nossos dois modelos de estudos não convergem: um apresenta 76 milímetros e outro, 130. Isso dificulta muito a precisão”, explicou o diretor-geral.

Outro ponto destacado por Macedo foi a relação entre o aumento das temperaturas e a intensidade das chuvas, o que agrava a situação. “Aqui em Salvador, tem um fenômeno preocupante, que é a alta temperatura, não só do que vivemos este ano, mas também do oceano. A tendência é de que a chuva chegue com mais força a partir do dia 12. Mas, mesmo hoje, já temos previsão de chuvas, ainda que em menor intensidade. As equipes da Codesal e do sistema municipal estão de prontidão para atender a população e minimizar riscos”, reforçou.

A vice-prefeita Ana Paula Matos corroborou as informações, enfatizando a instabilidade climática. “Sóstenes acabou de trazer tudo mais atualizado. Eu havia comentado que estávamos acompanhando a situação desde ontem, e parecia que haveria uma melhora, com a chuva indo em direção ao sul da Bahia. Agora vemos que a situação voltou a ser muito instável”, declarou Ana Paula.

A prefeitura alerta a população para que acompanhe os comunicados oficiais e adote medidas de segurança em caso de emergência. Equipes de monitoramento e resposta rápida estão mobilizadas para atender eventuais ocorrências e minimizar os impactos das chuvas.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.