Com grande sucesso, Feira do Homem abre mais de 5 mil novas vagas

Com todas as mais de 10 mil vagas iniciais preenchidas, a Feira do Homem começou neste sábado (18), na Arena Fonte Nova, atendendo a um público entre 18 e 106 anos. A demanda foi tão grande que o Governo da Bahia abriu 5.260 novas vagas para segunda-feira (20). O atendimento está sendo feito exclusivamente via agendamento online por meio do site http://feiradohomem.saude.ba.gov.br.

Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, o evento leva serviços de saúde e cidadania para a população baiana e, nesta edição em especial, com consultas e exames voltados para o público masculino, como parte da campanha do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

O primeiro dia da Feira foi prestigiado pelo governador do Estado Jerônimo Rodrigues, pelo vice-governador Geraldo Júnior e pela secretária da Saúde Roberta Santana, entre outros secretários e também membros do legislativo.

Jerônimo participou ativamente da Feira, realizando coleta de sangue. “Estou fazendo meu exame inclusive para estimular outros homens a fazerem seus exames. E o bom é que aqui você faz seu exame e, se precisar de algum procedimento, já sai daqui agendado. Tudo com um atendimento de qualidade e profissionais de primeira”, afirmou o governador.

Para a secretária da Saúde, o sucesso da Feira mostra que o público masculino está cada vez mais imbuído em cuidar da saúde. “A prevenção é fundamental não só para a sobrevivência das pessoas como também para que o sistema de saúde possa ser mais eficiente no atendimento. Quando a gente vê tantos homens se cuidando, nós sentimos um profundo orgulho da nossa população e das campanhas de conscientização que temos promovido. Quanto mais prevenção, menos problemas para o cidadão”, avaliou Roberta Santana.

Nota 1.000

Os 97 anos de idade não impediram o aposentado Nelson Gomes de ir à Feira do Homem. Lá, assim como o governador, realizou exame de sangue, e também uma ultrassonografia. “Gostei muito. Meu sangue custa dinheiro!”, disse o aposentado, acompanhado pela enteada Verônica. “Já tem um tempinho que ele precisava fazer esses exames mas ele é muito resistente. A Feira chegou numa hora boa e está tudo muito organizado”, declarou ela.

A secretária fez questão de cumprimentar o aposentado, que distribuiu simpatia e contou histórias com uma memória impressionante. “Seu Nelson é um exemplo para todos nós, sobretudo para os homens que acham que não precisam dar atenção à própria saúde”, disse Roberta Santana.

Aguardando a consulta oftalmológica, o jequieense Raimundo Jesus, de 74 anos, também elogiou a iniciativa da Sesab. “O que? Eu amo isso aqui! Nota 1.000, não tenho nada a reclamar!”. Opinião compartilhada por Marcos Amorim, de 69. “Magnífico, sensacional. Estou adorando. É a primeira vez que estou participando e tá 10!, disse o aposentado, que realizou ultrassonografia de abdome total e de próstata.

O radiologista Eridan Maurício saiu do bairro do Uruguai para a Arena Fonte Nova e foi duplamente atendido. Tanto na consulta odontológica como no pedido por mais vagas de urologia. “Tô gostando muito. O atendimento está muito rápido, só faltava essas novas vagas mesmo. Vou tentar mais tarde”, garantiu.

Saúde e cidadania

Ao todo, são 15 serviços de saúde e cidadania promovidos, entre eles, consulta urológica com exame físico, coleta para exame de PSA, triagem para vasectomia e para cirurgia de fimose, exclusivos da Feira do Homem.

“O Novembro Azul é uma campanha de suma importância porque sabemos que muitas vezes existe uma resistência dos homens em se cuidar. Se a gente oferece um serviço com acesso fácil e de qualidade, essa resistência diminui”, explica Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Saúde Mais Perto.

É importante ressaltar que não há demanda espontânea na Arena Fonte Nova, ou seja, apenas as pessoas com agendamento já marcado terão atendimento garantido.

Para aqueles que efetuaram o agendamento terem acesso aos serviços de saúde e de cidadania, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante da marcação. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica. Para o exame de PSA, é necessário jejum mínimo de 4 horas e dois dias sem ejaculação, sem esforço físico intenso e sem andar a cavalo, de bicicleta ou de moto.

A Feira do Homem é a 26ª edição da Feira Saúde Mais Perto em 2023. Mais de 310 mil atendimentos já foram realizados em toda a Bahia.

Serviços oferecidos:

• Oftalmologia (consulta, cirurgia de catarata, limpeza de lente)
• Odontologia
• Ultrassonografia (Mama, tireoide, abdome total, vias urinárias, próstata via abdominal)
• Eletrocardiograma
• Raio-x do Tórax
• Cirurgias eletivas (Hérnia umbilical, inguinal, epigástrica e vesícula)
• Cirurgia de fimose
• Triagem para cirurgia de vasectomia
• Laboratório de Coleta
• PSA (coleta)
• Consulta urológica com Exame físico da próstata
• Consulta com nutricionista
• SacMovel (Emissão de primeira e segunda via da carteira de identidade)
• Imunização
• Testes de IST’s (Sífilis, Hepatite e HIV)

Compartilhe