A vice-prefeita e secretária de saúde de Salvador, Ana Paula Matos, destacou a importância, em conversa com o Classe Política, nesta sexta-feira, 17, das ações organizadas pela prefeitura para a promoção da saúde do homem, batizada Dia da Saúde do Homem, que acontece nos sábados dias 18 e 25 de novembro. De acordo com Ana Paula, serão realizadas atividades especiais, atendimentos e serviços de saúde nas Unidades Básicas de Saúde, voltadas para a população masculina.
“A gente está trabalhando também no novembro negro na secretaria com a questão da saúde negra, mas para além disso, amanhã, 40 unidades trabalhando no novembro azul. As nossas saúde nos bairros também vão focar nos exames, nas especialidades. É para dizer às pessoas, ó, se cuidem, o serviço de saúde está à sua disposição e vocês, homens, tenham coragem”, indicou.
Matos explica que haverá também oferta de serviços para as mulheres. Depois dos acidentes, a maior causa de morte dos homens no Brasil são doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Ela lembra que, de acordo com os especialistas os homens, em comparação com as mulheres, são mais sedentários, fazem mais ingestão de bebidas alcoólicas e são menos adeptos dos exames médicos de rotina enquanto prática de prevenção de doenças.
“A gente, normalmente, quando faz o dia do homem, também coloca serviço para a mulher porque a gente percebe que as mulheres levam os homens, os filhos, os maridos, os namorados, até os vizinhos. Então, homens, se cuidem que a gente está aqui para cuidar de vocês”, enfatizou a vice-prefeita.