Rui Costa é favorito para assumir Ministério da Fazenda em eventual governo Lula, aponta site

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a ter seu nome ventilado como nome provável para liderar o Ministério da Fazenda em eventual governo Lula. As informações são do Infomoney.

Analistas de risco político ouvidos pelo site apontaram o nome do baiano como favorito para ocupar a pasta.
A maioria (31,3%) das respostas espontâneas dos analistas apontou para o nome de Rui Costa para o Ministério da Fazenda. Economista formado pela Universidade Federal da Bahia, o governador petista foi também citado em conversas com interlocutores do mercado pelo ex-ministro José Dirceu, como sua aposta para o posto.

O senador Jaques Wagner e o deputado cearense José Guimarães também já ventilaram a possibilidade de que o cargo fique com Rui, citando o ajuste fiscal feito por ele no governo baiano.

Atrás de Rui Costa como favoritos nas apostas para assumir o Ministério vêm o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (12,5% das respostas), que concorre ao governo paulista, e – empatados com 6,3% cada um – o economista André Lara Resende, o ex-governador petista do Ceará Camilo Santana, o economista Gabriel Galípolo, que tem buscado reduzir tensões entre o setor financeiro e Lula, e o presidente da Fiesp, Josué Gomes.

Na Bahia, Rui Costa tenta fazer seu sucessor apoiando a pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado.

Por Joseph Brito

Compartilhe