Confira a coluna “Olho de Tandera”, por Jones Almeida

O cavalo não é paraguaio

O pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto(UB), está rindo a toa após recuo de Wagner na disputa. Neto tem recebido políticos que estão pulando do barco do atual governo e o clima de W.O tem contagiado muita gente do Azul.  Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Afinal, Rui também ninguém conhecia e deu no que deu. Paulo Souto que o diga.

Novos planos

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo deve compor como vice na chapa de ACM Neto. Segundo uma fonte desta coluna Zé vai se filiar ao PDT.

Prefeito de Itaberaba deve renunciar
Para engrossar a base do vice-governador João Leão (PP), que pode assumir o governo da Bahia por nove meses, o prefeito do município de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), deve renunciar para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Isso mesmo, o gestor bem avaliado entregará o cargo ao vice David dos Anjos (PP). Mas isso só acontece se Rui Costa se afastar mesmo. Um olho na prefeitura e outro no parlamento. O ‘bonitão’ que está gostando, vai usar a máquina para eleger os seus! Errado não está!
Bacelar no PP?
O deputado federal Bacelar é outro que deve se filiar ao Partido Progressista. Bacelar estava querendo se filiar no Solidariedade, depois no partido Verde, agora amadureceu e deve cair no colo do partido do “Bonitão”
Rui causou embaraço
A confusão que o governador Rui Costa (PT) provocou na composição da chapa majoritária governista causou um embaraço no PT estadual. E, agora, o partido quer dar o troco. Há quem diga que ele não terá legenda, outros acreditam que o PT vai lançar chapa e convidar Otto Alencar (PSD-BA) para Senado. A confusão está só no começo, até o afastamento de Rui, a cuíca muda o tom!
Tendências petistas
A direção do PT nacional está indignada. E as tendências do partido desnorteadas, isso porque a chapa com Otto Alencar ao governo é tão suicídio quanto lançar uma chapa para bater testa. O problema é que ninguém quer se indispor com Rui Costa e com a decisão de Jaques Wagner. No entanto, alguns petistas mais fervorosos revelou a esta coluna  que defendem a expulsão de Rui. É isso ou ninguém vai mexer uma palha por sua candidatura. Quem ganha com isso é o candidato da oposição, obviamente, o ex-prefeito ACM Neto (UB). Daqui a pouco vão começar a dar razão a Marcelo Nilo (PSB).

A janela está aberta

Nesta quinta 03, começa a janela de migração partidária, que considera justa causa a mudança de partido por deputados, no âmbito federal, estadual e distrital. Para concorrer à eleição majoritária ou proporcional deste ano, sem correr o risco de perder o mandato, a alteração deve ser feita até 1° de abril.

Janela partidária: o que é?

A janela partidária acontece todo ano eleitoral. É um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de legenda sem perder o mandato vigente. Esse período acontece seis meses antes das eleições.

Eu sou Jones Almeida, volto na próxima quarta-feira com a coluna “Olho de Tandera“. Ligado em tudo.
Compartilhe