O governador Rui Costa (PT) anunciou, nesta segunda-feira (14), durante entrega de ambulâncias, máquinas e tratores agrícolas para municípios do interior, que não haverá eventos festivos no período destinado ao Carnaval. A medida visa conter o crescimento da contaminação por Coronavírus no estado.
No domingo (13), a Bahia registrou 4.915 novos casos de covid-19 e mais 14 mortes provocadas pela doença.
Segundo o governador, diante do quadro epidemiológico, até mesmo festas com 1.500 pessoas não serão liberadas no período que seria destinado os festejos. Esse é o segundo ano seguido sem carnaval na Bahia e em boa parte dos estados brasileiros.
“Nós não teremos novas restrições. O que podemos fazer é reafirmar em decreto que não terá carnaval em Salvador e em nenhuma cidade da Bahia”, afirmou Rui.
“Digo isso porque as pessoas podem entender que podem sair em bloquinhos de 1.500 pessoas, e não será permitido”, endossou.
Bruno Reis prevê medidas
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), também falou sobre o assunto na inauguração da Escola Municipal Professora Alita Ribeiro de Araújo Soares, na Estrada da Muriçoca, no bairro de São Marcos. Reis disse que está detalhando as medidas com a equipe da prefeitura e que as ações serão anunciadas nos próximos dias. Em conversa com a imprensa, o prefeito pediu colaboração da população, como o uso de máscara e distanciamento social, e criticou o desfile de um bloquinho na Rua Chile, no Centro Histórico, no fim de semana.
“Nós estamos há mais de dois anos enfrentando essa pandemia, com toda a nossa equipe mobilizada, cumprindo a exigências de uma série de protocolos, mas, é impossível a gente tomar conta de uma cidade com mais de 3 milhões de habitantes”, ressaltou.
Por Joseph Brito