Prefeitura de Camaçari dialoga sobre reajuste tarifário do transporte público com cooperativados

Em busca de dar continuidade ao diálogo com os trabalhadores que atuam no segmento do transporte público do município, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), realizou na manhã desta segunda-feira (7/2), a terceira rodada de conversa com a comissão formada por cooperativados com a finalidade de prosseguir com as discussões sobre o reajuste do valor da passagem na cidade. O encontro foi mediado pelo secretário de Governo (Segov), José Gama Neves, e pelo diretor-superintendente da STT, coronel Alfredo Castro.

Na oportunidade, foram ouvidas as propostas apresentadas pelos membros da Cooperativa União de Transporte (Cooperunião) e da Cooperativa de Transporte Alternativo e Empresarial de Camaçari (Cooastac), que se comprometeram em entregar na manhã desta terça-feira (8/2) demonstrativos detalhados do desempenho financeiro e operacional das cooperativas, que deem subsídio ao pleito da classe. Os documentos serão avaliados pelo corpo técnico da superintendência e na sequência encaminhados para a Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Ao final da roda de conversa, o titular da Segov, José Gama, fez uma avaliação da discussão. “Essa é uma reunião de trabalho, muito produtiva por sinal, pois ela dá sequência a uma agenda já assumida na última sexta-feira (4/2), para discutirmos números que dessem subsídios legais para que o governo possa estudar a possibilidade de reequilíbrio das tarifas dos transportes. Isso baseado na melhoria do serviço, no itinerário e na carga horária. Agradeço muito aos representantes que vieram e afirmo que o governo vai se debruçar diante desses números e apresentar uma proposta concreta para que possamos ver a viabilidade ou não desse pretendido reajuste”, sinalizou o gestor.

Na ocasião, ainda foram informados os índices de arrecadação tarifária repassadas pela empresa Camaçari Card, que administra a aquisição de créditos tarifários para cartões do tipo vale-transporte no município. O encontro ocorreu na sede da autarquia, situada no Loteamento Alpha, no Jardim Limoeiro, e contou com a presença da assessoria jurídica das cooperativas e os vereadores Jamessom Silva e Tagner Cerqueira, representantes do Poder Legislativo Municipal.

Satisfeito com o encontro, o presidente da Cooperunião, Cleidson Borges, considerou a reunião positiva e se colocou à disposição para contribuir com a gestão. “Nesses últimos dias e meses em que venho tendo várias reuniões com o governo, acho que essa reunião de hoje foi positiva. Estão querendo ver o lado das cooperativas, dos cooperados, quanto também o da população. Tivemos uma contraproposta em relação à tarifa, para que possamos estar colocando ônibus novos ou até seminovos, com ar-condicionado, apesar de ser um investimento alto. Vamos procurar dar um tratamento melhor para a população de Camaçari e estamos juntos com o governo para que possamos somar e melhorar a qualidade do transporte”, compartilhou.

Para o diretor-superintendente da STT, Alfredo Castro, a administração municipal tem como objetivo assegurar os direitos dos cidadãos a um transporte público de qualidade e chegar a um resultado positivo para a sociedade camaçariense, de maneira que os trabalhadores e os usuários do transporte público sintam-se assistidos. “Hoje nós tivemos o debate de um tema que foi pontuado na última sexta-feira, no qual avançamos e vamos avançar ainda mais, no sentido da apresentação dos dados das cooperativas. Com isso, os documentos serão analisados pelo corpo técnico da STT e levado ao conhecimento da Procuradoria para encaminhar todas essas ações que estão sendo feitas e assim trazer tranquilidade tanto para a população quanto às cooperativas”, explicou Castro.

Compartilhe