Nilo em maus lençóis
Um arauto da oposição disse a coluna, em off, que o deputado Marcelo Nilo, PSB, encontra-se em maus lençóis. Na avaliação dele, o neosocialista perdeu, com o movimento pró-ACM Neto, a confiança do grupo que governa a Bahia há 15 anos. Mais, disse que ele não goza da confiança da oposição, com quem namora. Assegurou, em sua opinião, que o deputado não tem compromisso com projeto A ou B, mas com seus interesses particulares. Por fim, sacramentou que o peso de Nilo é “morto” e que o deputado estaria valorizando o passe pra ver quem lhe dar mais. A opinião é de que o parlamentar não terá espaço na majoritária nem da oposição, nem do campo governista.
Saia Justa
Se Marcelo Nilo está em maus lençóis, seu genro, o deputado Marcelinho Veiga, PSB, está numa saia justas daquela. Especula-se nos bastidores que ele deseja permanecer na base do governo estadual. Há, no entanto, as bocas maldosas que dizem na Assembleia Legislativa que o deputado Marcelo Nilo quer garantir um olho na missa e outro no padre. Será?
Senador de Itaberaba?
Se o deputado federal Marcelo Nilo (PSB) for candidato ao senado na chapa de ACM Neto (DEM), políticos do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, já sabem em quem votar no pleito de outubro de 2022. “Ele será o senador de Itaberaba” disse uma liderança política da região.
De olho nos cargos
Por falar no deputado Marcelo Nilo, os deputados da base do governo já estão de olho nos cargos que ele mantém na máquina estadual. Entre eles a Embasa e a SEAP, cuja saída de Nestor Duarte é dada como certa.
ACM Neto e a majoritária
Enquanto Marcelo Nilo ensaia daqui, namora de lá, a chapa majoritária de ACM Neto, apesar de não estar oficializada já vem carimbada. Ou seja, sem espaço para o todo poderoso ex-presidente da Assembleia Legislativa. Tudo indica que o prefeito de Mata de São João fique com a vice e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, com a vaga para o senado. Correndo por fora para abocanhar esse posto está o deputado federal Márcio Marinho, do Republicanos. O partido tem o ministro da Cidadania, João Roma, como filiado. Vamos ver como fica esse arranjo até março.
Turnâo contra covidão
A Assembleia Legislativa da Bahia retornou aos trabalhos ontem, em sessão de abertura do ano legislativo com a presença do governador Rui Costa, PT, e a ausência da bancada de oposição, que cobra o pagamento das emendas impositivas. O ano promete.
Bacelar já arrumou as malas
O deputado federal Bacelar vai deixar o Podemos e deve seguir para o Partido Verde(PV) apoiar a pré-candidato ao governo da Bahia, senador Jaques Wagner. Com a saída de Bacelar quem assume a sigla é o ex-vereador e atual subsecretário de reparação da prefeitura de Salvador, Toinho Carolino. Mas segundo uma fonte dessa coluna, será por pouco tempo, pois a sigla deverá ser comandada pelo ex-deputado estadual Pablo Barroso, ligado ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto.
Rui bradou
E o governador Rui Costa bradou ontem contra a oposição, a quem classificou como aliada do presidente Jair Bolsonaro. Em conversa com a imprensa, criticou e ameaçou processar quem utilizou as imagens de suas filhas para cobrá-lo por não ter vacinado elas.
ACM Neto conquista apoio
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto agregou o apoio do prefeito de São Gonçalo dos Campos, Tarcísio Pedreira. Filho do ex-deputado Targino Machado, o gestor está uma arara com o governador Rui Costa, a quem chamou de autoritário e acusou de perseguir seu município. Tudo isso por conta das medidas restritivas para conter o avanço do Coronavírus que o prefeito desrespeitou por duas vez promovendo eventos.
Ficha suja já disponível
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a lista de pessoas com contas julgadas irregulares, para fins eleitorais. Na lista consta nomes de gestores públicos, inclusive na Bahia, que tiveram prestações de contas rejeitadas por irregularidades insanáveis pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em decisão irrecorrível. O TCU atualizará e disponibilizará os dados para que candidatos, partidos políticos, coligações ou federações partidárias possam utilizar as informações para impugnar, futuramente, eventual pedido de registro de candidatura de concorrentes. Na lista constam nomes de gestores públicos que já, inclusive, faleceram, como é o caso de Alcides Sampaio de Oliveira, Rafael Jambeiro e Aliomar da Rocha Soares, de Morro do Chapéu.
Moema fica
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, PT, voltou a garantir que permanece à frente da gestão local até 2024. No município é forte o burburinho de que ela seria candidata a deputada federal.
Educação x Covid
Com o aumento exponencial da contaminação por Coronavírus, é acertada a decisão de prefeituras que decidiram adiar o retorno das aulas presenciais, que começariam na próxima segunda-feira, 7. Entre os municípios que tomaram decisão preventiva estão Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Amargosa.
Eu sou Jones Almeida, volto na próxima quarta-feira com a coluna “Olho de Tandera“. Ligado em tudo.