Funcionário com covid pode se afastar por até 10 dias sem atestado médico; Confira

O Ministério do Trabalho e Previdência atualizou as medidas de prevenção à covid 19 e institui que trabalhadores infectados com covid-19 devem ser afastados das atividades presenciais por até 10 dias sem a necessidade de apresentar atestado médico às empresas.

A medida também vale para casos suspeitos de suspeitos da doença, para pessoas que tiveram contato com alguém que testou positivo ou que resida com pessoas infectadas.

Aqueles que apresentam sintomas de síndromes gripais também se encaixam na regra. Segundo o ministério, esse afastamento pode ser reduzido para 7 dias desde que a pessoa não apresente mais febre 24h sem o uso de medicação e teste negativo em novo exame para a covid.

No período de afastamento, a empresa deve garantir a remuneração do funcionário.

Nos casos em que o afastamento seja necessário por mais de 10 dias, o colaborador terá que apresentar o documento médico.

Trabalhadores que estejam convivendo com pessoas infectadas também devem apresentar o exame positivo delas para que seja comprovado o afastamento.

Compartilhe