Prefeitura entrega contenção de encosta na Fazenda Grande do Retiro

Demanda histórica da comunidade da Rua Candinho Fernandes, na Fazenda Grande do Retiro, a obra de contenção da encosta da localidade foi entregue pelo prefeito Bruno Reis, na manhã desta quarta-feira (26). A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos e do ex-prefeito ACM Neto, além de outras autoridades municipais.

A obra contou com investimento na ordem de R$12 milhões, com recursos federais oriundos do Ministério da Integração, e compreendeu ações em uma área total de 8,5 mil m², sendo executados serviços de solo grampeado, cortina atirantada, retaludamento e aplicação de grama e drenagem.

Durante a entrega, o prefeito recordou as ações de proteção à vida nas encostas de Salvador, tanto na gestão ACM Neto, como na atual administração. “Ao longo deste período, mais de 330 contenções foram entregues na cidade. Isso culminou para que, em 2021, um dos anos que mais choveu em Salvador, não registrássemos nenhuma vítima da chuva, nem por deslizamento, nem desabamento”.

Histórico – A ordem de serviço para a obra foi dada em 2018. Em outubro de 2019, houve uma ruptura de parte da encosta, quando a obra estava 95% concluída. A intervenção ficou paralisada um período para demolição das casas, estudos, avaliação do terreno e redimensionamento do projeto após o acidente. Cinquenta e cinco famílias que precisaram sair da crista da encosta ganharam um novo lar na Vila Barro Branco.

Morador da região há 55 anos, o músico Sacramento Pereira fala das preocupações e medo presentes nas vidas dos moradores antes da contenção. “Aqui ninguém dormia. Todos ficavam ansiosos e preocupados o tempo todo com o risco de desabamentos. Graças a Deus e à iniciativa da Prefeitura, essa obra agora concluída nos dá mais segurança e deixa todos satisfeitos com a intervenção. No passado, bastava chover para ninguém dormir, agora, a segurança traz o sono de volta”.

Balanço – Entre 2013 e 2022, a Prefeitura de Salvador entregou 114 obras de contenção de encostas na cidade, sendo 97 na gestão anterior e 17 na atual administração, com investimento total de R$133 milhões.

Compartilhe