Em busca de orientar a comunidade educacional na utilização e manuseio das ferramentas digitais colaborativas propostas pelo Google Workspace, no decorrer desta semana, 90 profissionais entre gestores, vice-gestores e equipe técnica da Diretoria Pedagógica (DIPE), vinculada à Secretaria da Educação (Seduc), participaram do curso de formação ministrado pela equipe da Google For Education. O último encontro aconteceu nesta quinta-feira (20/1), na Avenida das Palmeiras, nas dependências da Faculdade Pitágoras.
Dividida em quatro turmas, a educadora Sueli Silva, que é vice-diretora da Escola Municipal Angiolina Teixeira de Souza, localizada na Piaçaveira, foi uma das pessoas que participou da capacitação. Para ela, as novas técnicas apreendidas durante a formação auxiliarão os professores e alunos a otimizarem o tempo das atividades, organizar as tarefas, dentre outras atribuições no ambiente escolar.
“É muito importante estarmos utilizando essas ferramentas, pois podemos produzir inúmeros trabalhos que atingem não só o corpo docente, como o discente, a exemplo de formulários, planilhas para fazer a frequência, organização dos registros de instrumento, por exemplo. Achei muito interessante o curso, para estarmos no dia-a-dia, otimizando o tempo para obter respostas mais rápidas e conhecendo novos recursos para tornar os slides mais atrativos. Estou gostando muito”, comentou Silva.
O Google Workspace engloba e-mail personalizado para a empresa e incluem ferramentas de colaboração como o Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites, dentre outras propostas. A formação tem o objetivo de fazer com que o indivíduo aplique essas habilidades no contexto de sala de aula e gestão, para facilitar o trabalho desenvolvido nas escolas da rede pública de ensino.
Durante a capacitação dos profissionais, a secretária da Seduc, Neurilene Martins, fez uma visita nas duas turmas ministradas nesta sexta-feira (20/1). “Precisamos que o cotidiano da gestão escolar seja facilitado e aprimorado. Então, os educadores estão lidando com essa ferramenta para que possamos dentro da qualidade de tempo, entregar um resultado cada vez melhor durante a rotina de trabalho. Agradeço a dedicação de todos nesse processo de formação”, declarou a gestora.
Edimilson de Jesus, coordenador da formação, explicou como é administrado os conteúdos para os participantes. “Nós dividimos as turmas em quatro e também a carga horária dos estudos que, ao todo, são 60 horas, sendo que 16 presenciais e 44 são relacionadas a realização de atividades com o auxílio das ferramentas apresentadas no curso. E no último dia, eles finalizam com um trabalho de conclusão de curso, onde o aluno propõe o uso de uma dessas ferramentas no contexto de sala de aula”, pontuou.