O Papa Francisco expressou seu apoio, neste domingo, às pessoas afetadas por enchentes causadas por fortes chuvas em diversas regiões do Brasil nas últimas semanas, durante a tradicional mensagem dominical na Praça de São Pedro, no Vaticano. Na Bahia, pelo menos 117 municípios decretaram situação de emergência. No estado, pelo menos 110 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadaa. Segundo o governo do estado, 26 pessoas perderam a vidana tragédia ambiental.
“Expresso minha proximidade com as pessoas atingidas pelas fortes chuvas e inundações em várias regiões do Brasil nas últimas semanas”, disse Francisco em uma aparição de uma janela do Palácio Apostólico com vista para a praça.
“Rezo em particular pelas vítimas e suas famílias e por aqueles que perderam suas casas. Que Deus sustente os esforços de todos aqueles que estão trazendo ajuda”, acrescentou.
Além do sul da Bahia, que registrou intensas chuvas entre novembro e dezembro, o norte de Minas Gerais também enfrentou as consequências de fortes inundações, com casas, escolas, hospitais e diversas infraestruturas destruídas ou danificadas.