A prefeitura de Salvador começa a imunizar crianças de 11 anos neste sábado, 15, a aplicação da primeira dose, de forma simbólica, acontece nesta sexta, às 17 horas, na sede da Apae, na capital. O anúncio foi feito pelo secretário de saúde, Léo Prates, em entrevista a uma emissora de TV. Salvador recebeu nesta manhã as primeiras 16 mil doses da Pfizer do Ministério da Saúde, exclusivas para aplicação em crianças.
A prefeitura ainda anunciará o esquema e as unidades onde as crianças serão imunizadas. O protocolo de vacinação das crianças e as documentações necessárias já foram divulgadas nos canais de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Léo Prates lamentou, contudo, a homologação e autorização do Ministério da Saúde para aplicação apenas da Pfizer no público infantil.
“Vamos fazer a maior festa da vida já vista em Salvador, que é a vacinação. Mas a gente só lamenta que o Ministério da Saúde e a ANVISA só tenham homologado a vacina da Pfizer. Eu sempre disse que a homologação da vacina da Pfizer é pra tantos públicos, acabaria tornando os públicos concorrentes, né? Eu penso que vacina boa é vacina no braço”, opinou.
“O Chile vacinou crianças com Coronavac. E houve uma resposta imunológica de mais de 90%”, comparou.
Na capital do estafo, a ocupação de leitos UTI pediátrica está em 76%.
Por Tabata Duarte / Felipe Castilho