Léo Prates diz que profissionais de saúde estão “exaustos”; Salvador vive surto de gripe e covid

O secretário municipal de saúde, Léo Prates, afirmou, nesta segunda-feira, 10, que os profissionais de saúde estão “exaustos” e que há 2.200 trabalhadores de licença médica, seja por Covid ou por saturação. A capital baiana vive, em meio a pandemia do Coronavírus, uma epidemia de gripe H2N3.

A declaração de Prates foi feita durante o anúncio, pelo prefeito Bruno Reis, da instituição da Política de Saúde Mental no município.

“Quero externar a minha solidariedade aos profissionais de saúde. Nós estamos com o sistema bastante prejudicado, além de todas as pressões, há muitos profissionais que estão de licença por ‘n’ motivos. Nunca tivemos um número tão alto, tanto que o prefeito me autorizou novas contratações para substituir aqueles afastados”, afirmou Léo Prates.

Além dos casos de Covid-19, a capital vive um surto de Influenza, o que sobrecarrega o sistema municipal de saúde, informou o secretário. “Confesso que estou exausto”, desabafou Léo.

Salvador registra taxa de 68% da ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto destinados a pacientes diagnosticados com Covid e 95% dos leitos de UTI pediátrica preenchidos. Nas ultimas 24 horas, a capital registrou 294 novos casos da doença. Os casos de Influenza continuam crescentes mas com subnotificação.

Por Jones Almeida / Tabata Duarte

Compartilhe