Confira a coluna ‘Olho de Tandera’ por Jones Almeida

Sem casos e sem encosto

Madre de Deus comemorou o fato de não ter casos ativos de covid na cidade. Um alívio para os moradores e para o staff do Beija Flor. As más línguas dizem que foi só se livrar de um encosto que a maré deixou de ser de azar por lá.

Nova palavra

Durante a audiência pública que discutia a possível realização do Carnaval de Salvador em 2022, o “hômi da Central” largou um novo verbete: capitalismofóbico. Essa foi a forma com que se dirigiu aos representantes dos trabalhadores e usuários do SUS. Ficou feio e causou constrangimento, mesmo sendo aplaudido por cordeiros e donos de blocos que nunca passaram eu seu escritório.

Rui x Wagner

Não chamem para a mesma mesa o criador e a criatura. Informações de bastidores apontam que o atual governador Rui Costa e o ex Jaques Wagner não estão se bicando! Aliás, estão se bicando demais. Isso tudo porque as pretensões de Rui podem ir por agua abaixo se Wagner forçar a candidatura para governo. Muitos escândalos devem vir à tona. E Rui, como sério que é, não concorda e quer ser candidato a prefeito de Salvador em 2024. Vai ser guerra dentro e fora do PT.

Clima tenso em João Dourado

Após eleições suplementares ocorridas no último dia 7 de novembro, Di Cardoso (PL) assumiu a prefeitura de João Dourado para gestão até 2024 na última segunda-feira (23). O clima no município está tenso desde o último domingo (21), quando um motorista atropelou 18 pessoas e foi detido durante evento que marcava o término da gestão temporária da presidente da Câmara, Rosangela Cardoso (PL). Ela assumiu a prefeitura no começo deste ano, após decisão do TSE que cassou a chapa vencedora das eleições de 2020 por, segundo o tribunal, irregularidades na candidatura da então vice-prefeita.

Pela culatra

O presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), passou por maus bocados nesta segunda em Camaçari. Com toda a sua volumosa estrutura, Geraldo foi ao município para a inauguração do novo Trevo da Cascalheira, obra de mobilidade importante para o município. Contudo, acabou passando despercebido, não discursou para o público e, para piorar, foi embora antes mesmo de o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) concluir seu discurso. Pegou mal.

A estratégia

Para contextualizar: Geraldo tem buscado votos em Camaçari para sua candidatura a deputado federal. Nos últimos dias, ele tem até mesmo defendido o nome de Elinaldo para ser vice na chapa de ACM Neto. O movimento é visto por aliados do prefeito como uma “bajulação” do presidente da Câmara da capital para conseguir espaço no município, quarto maior colégio eleitoral da Bahia.

A resposta

Em entrevista à imprensa na segunda, o próprio prefeito tratou de frear as especulações e descartou possibilidade de filiação ao MDB para ingressar na chapa de Neto. A seus aliados, Elinaldo tem dito que vai cumprir seu mandato até o final, em 2024, e promover as entregas prometidas e que não tem projetos para 2022 além da eleição de ACM Neto para o governo.

Depois da queda, o coice

Para completar, Geraldo ainda teve que ouvir Elinaldo declarar com todas as letras que seu candidato a deputado federal é Paulo Azi.

Casamento, tá na área!

O apresentador Uziel Bueno e a vereadora de Salvador, Débora Santana vão se casar no próximo dia 27 de fevereiro. Segundo uma fonte desta coluna o prefeito de Salvador Bruno Reis e o presidente da  Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Junior foram convidados para serem padrinhos. Felicidades ao casal.

Do Sertão ao Sul 

O deputado estadual  Angelo Almeida (PSB), que tem sua principal base eleitoralem Feira de Santana, tem andando bastante em busca de sua reeleição. O parlamentar feirense fez visita a lideranças de  municípios do Extremo – Sul baiano este final de semana.
A agenda só não ficou completa, em virtude do adiamento da agenda do governador Rui Costa no município de Itamaraju, nesta segunda (22) , mais uma vez causado pelo mau tempo que inviabilizou a decolagem do Correria. O evento foi remarcado para próxima sexta-feira (26).

Penalva segue acelerando rumo a Assembleia

Não passa de especulação a conversa de que o vereador de Salvador, Emerson Penalva vá recuar da sua pré-candidatura a deputado estadual para concorrer a presidência da Câmara de Salvador. Uma fonte desta coluna disse que  a eleição de Penalva é prioridade 01 para núcleo duro do executivo municipal. O resto é conversa pra boi dormir.

Combinado é combinado

Não vai ter buraco certo, nem primeira, segunda, nem terceira onda, na conta projetada para eleger o deputado licenciado e secretario de Saúde Léo Prates a Câmara federal. O acordo foi de ACM Neto e repassado para Bruno Reis. Uma fonte revelou a essa coluna que Bruno já montou uma tropa de elite para cumprir o combinado. Conhecido por ser bom de conta o prefeito de Salvador, Bruno Reis  teria projetado mais de 50 mil votos na capital para o homem da saúde.

O segundo suplente que “mata a cobra e mostra ela morta” pode se tornar vereador de Salvador
Tem segundo suplente de vereador de Salvador que ” pode” mudar de lado em breve. O homem que “mata a cobra e mostra ela morta”  pode deixar de usar a camisa vermelha para vestir a azul. Como “Pode” isso?  Os detalhes em conto na semana que vem.
Eu sou Jones Almeida e volto na próxima quarta-feira com a coluna “Olho de Tandera“. Ligado em tudo.

 

Compartilhe