Reunião discute regras e protocolos sanitários para retomada dos cruzeiros marítimos no país

Provocada pelo secretário Leo Prates, encontro visa a retomada segura da atividade econômica do setor de turismo

Com objetivo de discutir regras e protocolos sanitários para retomada dos serviços de cruzeiros marítimos em todo país, foi realizada na tarde desta terça-feira (19) uma reunião virtual com a presença do secretário municipal da Saúde de Salvador, Leo Prates, o diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, e o assessor técnico do CONASEMS, Alessandro Chagas.

Durante o encontro que aconteceu após a provocação de Leo Prates, foram sugeridos planos de operacionalização dos serviços para retomada das atividades de cruzeiros marítimos em todo litoral brasileiro. Na reunião, os representantes dos órgãos federais enalteceram a iniciativa de Salvador para o debate do tema e elogiaram as ações deflagradas pela administração municipal na gestão do controle da pandemia.

Na oportunidade, o assessor técnico do Conasems, Alessandro Chagas, convidou Leo Prates para ocupar um lugar de fala sobre o tema na reunião nacional dos secretários da Saúde de todo o país que acontece na próxima sexta-feira (22).

Entre as diretrizes propostas que estão sendo discutidas estão a obrigatoriedade de vacinação completa para pessoas embarcadas, bem como a solicitação de testes antes de embarcar. Também está sendo proposto que a fase de teste para a retomada do setor aconteça com cruzeiros nacionais.

“Demos passos importantes para retomada desse importante serviço do setor de turismo, sobretudo para as cidades litorâneas do país. Iremos seguir com a retomada econômica com toda a segurança, salvando os empregos de quem atua no setor, mas com todos os protocolos necessários para salvar a vida das pessoas. Essa é uma grande notícia para o país e para Salvador, já que isso significa mais força no turismo, afinal de contas, o verão está chegando”, explicou Prates.

Compartilhe