“Estamos atraindo investidores, mudando a matriz econômica para trazer mais empregos para Salvador”, diz Ana Paula Matos

Um total de 291 certificados foram entregues, na tarde desta quarta-feira (13), aos concluintes da primeira turma dos cursos de capacitação em Excelência em Saúde, do programa Treinar para Empregar. A entrega foi realizada com as presenças da vice-prefeita e secretária de Governo , Ana Paula Matos; da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes; e do diretor em exercício do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial na Bahia (Senac-Ba), Luís Carlos Abreu.

A ação é fruto de uma parceria entre a Semdec e o Senac, e tem como finalidade oferecer conhecimentos e técnicas utilizadas nos ambientes de saúde, aumentando as chances de empregabilidade, principalmente diante da chegada de novos empreendimentos da área em Salvador, a exemplo da rede Mater Dei. O Treinar para Empregar busca identificar, nos bairros e comunidades ao redor dos empreendimentos, pessoas com potencial para que sejam capacitadas e inseridas nas oportunidades.

“Esse programa tem a perspectiva maravilhosa de inserir as pessoas no mercado de trabalho. Estamos buscando atrair novos investidores, mudar a nossa matriz econômica e trazer mais empregos e renda para a cidade, aproveitando a mão de obra local”, explicou a vice-prefeita.

Funcionamento – Os cursos de curta duração foram iniciados no final de julho, nas modalidades presencial e virtual, embasados no conceito de trilhas formativas, com cargas horárias que variam de 20h a 40h. Os participantes foram capacitados em Higienização Hospitalar, Copeiro Hospitalar, Técnicas de Porteiro, Teleatendimento em Serviços de Saúde, Estoque de Mercadorias, Atendimento em Farmácia, Humanização Hospitalar e Aperfeiçoamento em Técnicas de Nutrição e Dietética.

Durante as aulas, foi aplicada uma metodologia participativa, com o intuito de preparar e estimular o trabalhador a desenvolver aptidões e competências emocionais, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. “Temos observado a chegada de grandes grupos com grandes investimentos na área de saúde, criando a expectativa de que Salvador se torne um pólo de referência em saúde do Norte e Nordeste”, afirmou a secretária Mila Paes.

Até novembro próximo, 900 pessoas devem ser treinadas em Excelência em Saúde. O público-alvo é composto por pessoas com idade a partir de 18 anos, Ensino Médio completo e em busca de oportunidade. Segundo Mila Paes, essa é a finalização da primeira etapa do programa-piloto, lançado em parceria com a Mater Dei.
“O programa trabalha duas frentes. Uma capacita o cidadão nas diversas carreiras e a outra sensibiliza empresários e empreendedores, para criação de vagas, que substituam a exigência por experiência em carteira, por horas de capacitação”, acrescenta a gestora.

O diretor em exercício do Senac-Ba, Luís Carlos Abreu, contou que o aproveitamento dos alunos tem sido muito bom. “Nossa expectativa é concluir o treinamento para o mercado de trabalho, na área de saúde, até o final do ano. Os treinamentos ocorreram normalmente, respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19”.

Compartilhe