Confira a coluna ‘Olho de Tandera’ por Jones Almeida

Dirceu na terrinha

Embora negue publicamente sua atuação como coordenador da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto, o ex-ministro José Dirceu se movimenta como tal. O homem forte do primeiro mandato presidencial do PT, está em solo baiano, mantendo conversas bilaterais e participando de almoços e jantares com figurões do PT baiano, a exemplo do Líder da maioria na ALBA, deputado estadual Rosemberg Pinto, e dos secretários do governo Rui Costa, Luiz Caetano da SERIN e Josias Gomes, da SDR. No cardápio, 2022 é ingrediente da entrada, prato principal e sobremesa.

Luto no MST

A direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se mobilizou para o enterro de Claudia Souza Sena, de 38 anos, e da filha Analice Sena, de 9. Ambos morreram vítimas de um acidente de carro no último sábado. ‘Claudinha’, como era conhecida, foi mãe de dois filhos e foi um quadro fundamental da Direção do MST na Bahia. Atuou na luta por terra e por melhorias para o povo nas regiões do extremo sul e na Chapada Diamantina. Quem lamentou os falecimentos, foi o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), membro do movimento e representante do MST no Congresso Nacional.

Chorando porque quer encher a barriga

Tem vereador pedindo SOS ao partido e reclamando que está sendo perseguido pelo prefeito em Madre de Deus. Fontes da legenda dizem que o choro não sensibiliza porque o edil sempre canta em carreira solo e quando não é cortejado ao modo desejado sempre desgarra de seus aliados.

Quem tem, tem. Quem não tem, blefa

As andanças dos figurões das próximas eleições em terras madredeusenses tem causado frisson na Câmara Municipal. Cada um buscando a melhor opção no mercado eleitoral e outros fazendo apenas cena com pré candidaturas natimortas.

Tá com moral com o hômi

Quem vem aumentando o espaço no governo Dailton Filho é o presidente da Câmara Municipal. Como não tem nada de bobo, quem sabe venha a pensar em um voo mais longo em sua carreira política. No tabuleiro, Paulinho emplacou seu filho na Secretaria de Esportes desbancando o ex-secretário para ser auxiliar do jovem herdeiro. A peixada do antigo titular azedou na mesa de Dailton.

Mundo Novo, vida nova

O anúncio do prefeito da cidade de Mundo Novo,  Dr. Adriano, em declarar apoio a candidatura de ACM Neto (DEM) ao governo do estado deu o que falar nos bastidores da politica baiana. A presidente do PSB na Bahia, Lídice da Mata, promete convocar executiva do partido socialista para decidir qual será a punição do correligionário. A expulsão é dada como certa.

Lideranças de olho no padre e outro na missa

Tem lideranças que estão tomando aperto de ACM Neto. Ou apoia Neto, ou apoia Roma? Neto já disse que não vai aceitar lideranças que estão apoiando João Roma. Mas há quem aposte que, como Rio corre pro mar, em algum momento os dois irão acertar o ponteiro e se unir na missão principal: “derrotar o PT na Bahia”.

Leão e Rui não brigam e vem novidade

Apesar das apostas para eventual rompimento do PP com o governador Rui Costa, tudo indica que essa aposta não tem futuro. Leão e Rui estão azeitados. Como bons amigos. Não brigam. Leão e o senador Jaques Wagner nem se fala. Fontes garantem que o bonitão vai assumir o governo do estado em 2022, tornar-se governador (seu grande sonho) e Rui vai coordenar a campanha de Lula no nordeste e de Wagner na Bahia. Ao Classe Política, garante a fonte, Rui vai ser um Leão para fazer seu sucessor em 2022. É o grande desafio, visto por aliados, já que ele não teve êxito nas eleições municipais.

Eu sou Jones Almeida e volto na próxima quarta-feira com a coluna “Olho de Tandera“. Ligado em tudo.

Compartilhe