Segunda dose da Coronavac e mais 6,5 milhões de vacinas são entregues

Ministério da Saúde distribui, ao todo, 6,9 milhões de doses neste sábado (1º/5). Saiba quantas unidades cada estado receberá

O Ministério da Saúde distribui, neste sábado (01), 6,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. A entrega conta com 6,5 milhões de unidades do imunizante AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 420 mil da Coronavac, do Instituto Butantan.

Todos os estados e o Distrito Federal serão contemplados com remessas. De acordo com o ministério, com as doses da Fiocruz, será possível iniciar a vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente.

Além disso, as 416.507 pessoas que aguardavam a segunda dose da Coronavac para completar o ciclo vacinal poderão ser imunizadas com as unidades distribuídas. Elas fazem parte dos seguintes grupos prioritários: trabalhadores da saúde, idosos de 60 a 64 anos, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.

O prazo de vencimento do esquema vacinal desses grupos vai de 12 a 20 de maio. O ministério ressalta que a redução da eficácia do imunizante é “improvável” em caso de atraso na aplicação da segunda dose – no entanto, pontua que o prazo de vacinação deve ser respeitado.

Veja quantas doses cada estado receberá:

Mais doses
Além da distribuição das 6,9 milhões de doses, o país recebe, neste sábado, mais 220 mil unidades de vacinas. Os imunizantes são da AstraZeneca, adquiridos por meio do consórcio Covax Facility, e devem chegar ao Aeroporto de Guarulhos (SP) até o fim do dia.

No domingo (2/5), mais 3,8 milhões de doses da AstraZeneca chegam ao Brasil, divididas em dois voos. Com a entrega de sábado, o quantitativo soma 4 milhões de unidades adquiridas por meio do consórcio internacional. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve ir ao aeroporto receber os imunizantes.

Após a chegada dessas doses, o ministério completa quase 17 milhões de unidades entregues em um intervalo de cinco dias, de 28 de abril a 2 de maio.

Veja a lista de entregas de vacinas da semana:

  • 28/4: 5,1 milhões de doses da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz;
  • 29/4: 1 milhão de doses da Pfizer;
  • 30/4: 6,5 milhões de doses da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, e 420 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan;
  • 1/5: 220 mil doses da AstraZeneca, via Covax Facility; e
  • 2/5: 3,8 milhões de doses da AstraZeneca, via Covax Facility, divididas em dois voos.
Compartilhe