Adolfo Menezes forma maioria e comandará Assembleia Legislativa por 2 anos; conheça a trajetória

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) conquistou a maioria dos apoios dos deputados estaduais e comandará, a partir de fevereiro, a Assembleia Legislativa no Biênio 2021-2023 (janeiro). A eleição ainda acontece no início do próximo mês mas as articulações foram feitas por lideranças partidárias para garantir apoio ao parlamentar, mantendo um acordo costurado pelo governador Rui Costa, em 2018, para que Menezes sucedesse o atual presidente do legislativo, deputado Nelson Leal.

O Classe Política apurou que prevaleceu o entendimento de unidade da base e que o governo conseguiu convercer os deputados da maioria a preservar o acordo. Com o apaziguamento, até a oposição, que observava o cenário e cogitava uma “ruptura” da base, já declarou apoio ao deputado Adolfo Menezes. Levantamento feito pela reportagem aponta que o político deve se eleger com, pelo menos, 50 dos 62 votos da Casa Legislativa. A expectativa, contudo, é que a vitória seja mais expressiva. No PP, há o entendimento, entre os deputados, de que o melhor a fazer é retirar a candidatura do deputado Niltinho e garantir a participação da legenda na nova mesa diretora da ALBA, além de mais espaços no governo. O processo é conduzido pelo vice-governador João Leão, presidente estadual da sigla, e deve ser consolidado nas próximas horas. Não haverá cisão, confidenciou uma fonte ao Classe Política, pois não há clima que justificasse uma ruptura.

Trajetória

No quarto mandato de deputado estadual Adolfo Menezes já foi vereador e prefeito na cidade de Campo Formoso. Antes, no início da década de 1980, foi secretário assistente do vice-governador Luiz Viana. Economista, ocupou vários cargos na administração pública antes de disputar eleições proporcionais e majoritárias. É casado com Denise Belitardo de Menezes, com quem tem dois filhos, Arthur e Caroline. O deputado é “apaixonado” por esmeraldas, especialista no assunto e empresário no ramo, além de proprietário de fazendas. Na Assembleia Legislativa ocupou diversas Comissões Temáticas, é querido entre servidores e tem bom trânsito entre os deputados.

Por Jones Almeida

Compartilhe