“Reunião positiva” entre Vilas-Boas e ministro de Bolsonaro resulta em repasses financeiros e 500 mil testes para Covid-19 na Bahia

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, anunciou nesta quarta-feira, 08, que a Bahia vai receber do governo federal 500 mil kits laboratoriais para realização de exames RT-PCR, o que vai permitir ampliação de testes para Covid-19, no Estado.

De acordo Fábio,  a reunião com o ministro Eduardo Pazuelo foi positiva. O ministro garantiu habilitações dos hospitais Covid-19 que estão em funcionamento. O que vai possibilitar repasses de recursos para os custeios dos hospitais usados para o coronavírus.

“Tivemos com o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo e tivemos boas notícias para a Bahia. Primeiro nós conseguimos que o ministério liberasse as habilitações dos hospitais Covid-19,que estão em funcionamento. Que na verdade são reconhecimento do hospital e consequentemente do repasse financeiro pelo custeio dessas unidades” , revelou.

“Nós também tivemos, reunião com a secretaria de Vigilancia da Saúde do Ministério, que assegurou o fornecimento de até 500 mil kits laboratoriais para realização de exames RT-PCR. Aquele exame molecular do nariz. A Bahia então vai ter a possibilidade de fazer mais 500 mil testes. O que deverá superar até a capacidade de execução do nosso Lacen atual e nós vamos fazer investimento também para poder ampliar a capacidade de testagem no Estado da Bahia”, comemorou.

“Tivemos uma reunião nas Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos, discutindo o fornecimento de medicamentos que estão em falta, principalmente analtesicos sedaditos para pacientes que estão em entubação. Agenda muito positiva. Retornamos a Bahia e agradecemos ao ministro pela sua disposição e a todos os seus secretarios e assessores”, finalizou Fábio Vilas Boas.

Por Jones Almeida

Compartilhe